• Matéria: Português
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

‘Kubo e as cordas mágicas’ é a primeira animação indicada ao Oscar de efeitos visuais desde 1994
Longa também disputa na categoria animação

RIO - O filme de animação "Kubo e as cordas mágicas" foi indicado a duas categorias no Oscar 2017: efeitos visuais e filme de animação. A lista, divulgada na manhã desta terça-feira, surpreendeu ao relacionar o longa em uma categoria visual, feito raro na premiação — a única vez em que uma animação foi indicada na categoria foi em 1994, com "O estranho mundo de Jack".

Em 1995, "ToyStory" iniciava uma revolução no cinema ao ser o primeiro longa-metragem da História totalmente criado a partir de computação gráfica. Desde então, a tecnologia avançou muito, mas, mesmo assim, nenhuma animação até hoje conseguiu emplacar indicações ao Oscar em categorias técnicas visuais, como efeitos visuais, direção de fotografia e de arte.

Nas últimas décadas, no entanto, as animações conquistaram mais espaço nas categorias de som (edição e mixagem) do Oscar, e também nas não técnicas, ao lado de típicas superproduções estreladas por grandes nomes de Hollywood.

"ToyStory" foi a primeira a receber uma indicação de melhor roteiro (original ou adaptado), feito que a Pixar repetiria com "Procurando Nemo", "Os Incríveis", "Ratatouille", "Wall-E", "Up — Altas aventuras" e "ToyStory 3". Os dois últimos também disputaram a estatueta de melhor filme, juntando-se a "A Bela e a Fera" (1991) no restrito panteão de animações que atingiram esse ponto de prestígio da Academia.

"Kubo e as cordas mágicas" chegou ao Brasil em outubro do ano passado, e será lançado em breve em blu-ray e dvd (Saiba onde assistir aos filmes indicados ao Oscar 2017). A animação de Travis Knight, produzida pela LaikaEntertainment — responsável pelas animações "Coraline e o Mundo Secreto", "A Noiva Cadáver" e "Os Boxtrolls" —, conta a história de Kubo, um menino japonês que vive em uma pequena vila com sua mãe.

Sua tranquila rotina é atrapalhada quando um espírito vingativo faz com que todos os tipos de deuses e monstros o persigam. Para sobreviver, Kubo terá de encontrar uma armadura mágica que foi usada pelo seu falecido pai, um lendário guerreiro samurai.

(O GLOBO. Disponível em:
https://oglobo.globo.com/cultura/filmes/kubo-as-cordas-magicas-a-primeira-animacao-indicada-ao-oscar-de-efeitos-visuais-desde-1994-20817405.
Acesso em 02/12/2017)

Ao considerarmos a reportagem por completo, nota-se que

A
no caso de uma reportagem sobre cinema como essa, a linguagem visual do texto está atraindo mais o leitor do que a verbal.

B
no texto, foram utilizados predominantemente adjetivos, pois são eles que ajudam na valorização dos verbos a que se ligam.

C
o jornalista usou linguagem mais informal para escrever a reportagem, como se estivesse dialogando com o leitor.

D
predomina o emprego da linguagem formal e objetiva, para que a informação da reportagem fosse bem passada ao leitor.

Respostas

respondido por: nicolasbrunellp4tv8z
2
a letra c é a certa confia

Perguntas similares