Respostas
A importância do Canal de Suez para o transporte marítimo é enorme. Se ele não existisse, os países gastariam muito com exportação. Até mesmo uma embarcação que saísse da Itália para ir até a Índia teria que contornar o continente africano pelo Cabo da Boa Esperança.
Construído em apenas uma década, o canal de Suez é responsável por 14% do transporte mundial de mercadorias. Ao todo são aproximadamente 20 mil navios atravessando o canal anualmente.
A importância do Canal de Suez para a economia também é primordial. Se uma embarcação precisa atravessar 162 quilômetros de canal, sem ele seriam mais de 6 mil.
A Europa ficou mais próxima tanto da Índia como do Extremo Oriente. No século 19, logo após sua inauguração, um barco levava cerca de 3 dias para travessar todo o canal. Hoje em dia uma viagem leva entre 11 e 16 horas.
Os comércios acabaram formando a união dos mercados de matérias-primas da Ásia a Europa agroindustrial. O que ressalta a importância do Canal de Suez, que é refletida também no crescimento das povoações aos redores do Mar Vermelho. O petróleo, por exemplo, teve certo protagonismo no comércio, sendo negociado e utilizado nos portos da Ásia, Europa, e principalmente da África.
Mais de 15 mil navios com carga total de 300 a 400 milhões de toneladas passam pelo canal anualmente. Só em 2007 o Egito obteve uma receita de 4 bilhões de dólares, advindas do pedágio para o uso do canal.
Uma característica do Canal de Suez é não ter desníveis ou diferenças de níveis no mar ao longo do trajeto. Isso dispensa o uso de eclusas e comportas, como as usa, por exemplo, o Canal do Panamá.