Proposta da Atividade:
Na elaboração da ATD1, nós, os professores das disciplinas do segundo semestre de Pedagogia escolhemos a temática projetos didáticos para aplicação do conhecimento acumulado nestas primeiras semanas do curso.
Em Fundamentos Teóricos da Aprendizagem vamos associar o tema projetos didáticos com a aplicação da teoria genética de Jean Piaget, que é o conteúdo estudado até aqui.
Leia o texto a seguir:
___________________________________________________________
“ [...] Os estudos realizados no grupo abordaram, entre outros, o referencial teórico de PIAGET e FERREIRO, uma vez que, além de sua importância para o que hoje leva o nome de construtivismo, havia, no interior do próprio grupo, a imagem de que esse se resumiria nesses dois autores.
A familiaridade com alguns termos utilizados por esses referenciais não correspondia, no grupo, à familiaridade com o próprio referencial. Na verdade, os termos egocentrismo, inteligência, desenvolvimento, entre outros, nunca tinham sido objeto de uma reflexão mais profunda, nem serviam de instrumento para a compreensão mais rigorosa da clientela atendida pela entidade. Serviam, entretanto, como um linguajar que determinava o ingresso das crianças na entidade e evitava o questionamento dos laudos diagnósticos.
Talvez por esse motivo o grupo tenha tido tanta dificuldade em se inserir no estudo de PIAGET, apesar de seu enorme interesse. No entanto, enquanto realizava as leituras, percebia as próprias dificuldades de compreensão. E no enfrentamento das dificuldades, tomava o grupo de alunos como objeto de conhecimento. Já era um grupo que teorizava.”
GUIMARÃES, Ana Archangelo. O PROFESSOR CONSTRUTIVISTA: Desafios de um sujeito que aprende. Disponível em:http://www.unicamp.br/iel/memoria/projetos/ensaios/ensaio38.html
_______________________________________________________________
O trecho acima descreve uma vivência da autora nesta pesquisa. A pesquisadora percebe o “enorme interesse” dos professores em atuar no construtivismo, segundo Piaget, mas também a insegurança na aplicação da teoria .
Pensando nesta situação, imagine-se como coordenadora pedagógica de uma pré-escola e que você percebeu a mesma dificuldade com suas professoras. Elas demonstram enorme interesse na abordagem construtivista, mas têm dificuldade de inserir os estudos de Piaget na sua prática docente.
A proposta de trabalho desta ATD 1 será montar um projeto didático para você, coordenador(a) pedagógico(a) refletir com suas professoras sobre as principais contribuições de Jean Piaget . O projeto abordará os principais conceitos da teoria de Piaget para o desenvolvimento cognitivo de crianças de 3 a 5 anos.
Monte seu projeto a partir das indicações a seguir:
________________________________
1. Nome e data para aplicação do projeto: de.../.... a ..../...../.de 2018 (4 semanas).
2. Título do projeto: .......................
3. Público alvo: Professores da Educação Infantil.
4. Objetivos: (elabore três objetivos específicos para o projeto)
ü ................................................
ü ................................................
ü ................................................
ü
5. Conteúdo: selecione aspectos da teoria de Piaget, que estas professoras devem dominar, como: estágios do desenvolvimento e atividades pedagógicas indicadas para crianças de 3 a 5 anos. Indique o conteúdo que será discutido com as professoras, distribuído por 4 semanas, num período de um mês.
1ª. semana:
2ª. semana:
3ª. semana:
4ª. semana:
6. Estratégias e Materiais necessários: (como este conteúdo seria trabalhado com o grupo de professoras e quais materiais utilizaria?)
7. Avaliação: (elabore 5 questões para orientar a autoavaliação das professoras)
8. Produto final: (como registraria e divulgaria os resultados? Por ex.: montagem de portfólio, galeria de fotos etc. etc)
Respostas
4. Objetivos: (elabore três objetivos específicos para o projeto)
1. Proporcionar situações para que os professores desenvolvam diferentes habilidades nas atividades lúdicas dando oportunidade de ampliar e qualificar o repertório sobre a construção do conhecimento.2. Estabelecer momentos para desenvolver as diferentes linguagens que as fases do desenvolvimento apresentam respeitando as individualidades.3. Dar segurança para o professor para que ele possa ajudar o aluno a construir o conhecimento.
5. Conteúdo: selecione aspectos da teoria de Piaget, que estas professoras devem dominar, como: estágios do desenvolvimento e atividades pedagógicas indicadas para crianças de 3 a 5 anos. Indique o conteúdo que será discutido com as professoras, distribuído por 4 semanas, num período de um mês.
A visão interacionista de Piaget: a relação de interdependência entre o homem e o objeto do conhecimento.O processo de equilibração: a marcha do organismo em busca do pensamento lógico.
Os estágios do desenvolvimento humano
Piaget considera 4 períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados "por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor" no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento.São eles:
• 1º Período - Sensório-motor (0 a 2 anos)
• 2º Período - Pré-operatório (2 a 7 anos)
• 3º Período: Operações Concretas (7 a 11 ou 12 anos)
• 4º Período: Operações Formais (11 a 12 anos em diante)
As consequências do modelo piagetiano para a ação pedagógica.
Subsídios decisivos da teoria psicogenética podem ser mencionados, por exemplo:
a probabilidade de estabelecer objetivos educacionais uma vez que a teoria fornece parâmetros importantes sobre o 'processo de pensamento da criança' relacionados aos estágios do desenvolvimento;
Contrapondo as teorias behavioristas que analisavam o erro como interposições negativas no processo de aprendizagem, no centro da visão cognitivista da teoria psicogenética, os erros passam a ser percebidos como estratégias utilizadas pelo aluno na sua tentativa de aprendizagem de novos conhecimentos (PCN, 1998);
Mais um reforço importante da abordagem psicogenética foi iluminar a questão dos diferentes estilos individuais de aprendizagem.
1ª. semana: estudo da abordagem psicogenética.
2ª. semana: quais meios devem ser usados para ajudar o aluno a sair da acomodação.
3ª. semana: foco no tema: enxugando os excessos. Às vezes menos é mais.
4ª. semana: mediação de aprendizagem para construção de conhecimento.
6. Estratégias e Materiais necessários: (como este conteúdo seria trabalhado com o grupo de professoras e quais materiais utilizaria?)
A prática docente contribui para a formação social a partir do desenvolvimento de sua identidade e autonomia. Essas são condições importantes para que as crianças possam por meio de situações concretas lógicas dirigidas desenvolverem-se em suas múltiplas potencialidades corporais afetivas emocionais e estéticas e éticas de acordo com os referenciais
O campo dos saberes incluído à educação vem abrindo-se ao longo dos anos. São teorias, recomendações metodológicas, conhecimentos cientificamente edificados, que abordam a epistemologia do conhecimento e as metodologias que aparelham a prática pedagógica.
O papel do professor na condução de um projeto é de mediador, um provocador de novos sentidos e curiosidades. A intervenção acontece quando as crianças pedem e também quando ele mesmo vê essa necessidade e considera que há tempo adequado para acrescentar novas perguntas ou informações.
7. Avaliação: (elabore 5 questões para orientar a autoavaliação das professoras)
Como pode ser usada ferramenta de observação e registro do processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças?
Como posso refletir sobre minha prática se não avaliar diagnosticamente o que o aluno aprendeu?
Como orientar e reconstruir as práticas de avaliação existentes que geram transformações das minhas praticas?
Como minha avaliação pode ser mediadora e preocupada com a aprendizagem de meu aluno?
Conheço e acompanho o processo de aquisição do conhecimento do meu aluno e suas fases de desenvolvimento?
8. Produto final: (como registraria e divulgaria os resultados? Por ex.: montagem de portfólio, galeria de fotos etc. etc)
Montagem de portfólio.
Esse tipo de registro dá uma visão global da aprendizagem pode ser construído com vários instrumentos (como produção de texto, fotografias do trabalho, ao mesmo tempo em que mostra detalhes do trabalho desenvolvido, além de explicitar o caminho percorrido e indicar os próximos passos).