• Matéria: Português
  • Autor: roseagu
  • Perguntado 8 anos atrás

leia as frases a seguir, elabore um texto, de 10 a 15 linhas, respeitando a norma culta da língua e explicando quais são os sentidos estabelecidos pela conjunção/operador argumentativo “e”, e de que modo podemos diferenciar os sentidos em cada caso.


a) Estudei tanto para o vestibular deste ano, e não passei.

b) Neste ano, fiz tudo que planejei: viajei, cuidei do corpo, me alimentei bem e estudei muito.

c) Empenhou-se tanto para o vestibular, e passou de ano.

Respostas

respondido por: sabrinasilveira78
1
Observamos que a conjunção "e", em cada um dos enunciados apresentados, expressa um significado diferente.


No primeiro período a conjunção "e" está ligando duas orações dando a elas uma condição de adversidade, pois apesar do sujeito ter estudado tanto, não passou no vestibular. Uma forma de comprovar a função da conjunção e, como elemento coesivo adversativo, é substituí-lo por uma conjunção de igual valor, como "mas" ou "porém". Assim, teremos "Estudei tanto para o vestibular deste ano, mas não passei."


No segundo período, "
Neste ano, fiz tudo que planejei: viajei, cuidei do corpo, me alimentei bem e estudei muito", a função do conectivo é estabelecer relação de adição. Nota-se que o sujeito enumera suas ações, finalizando com "estudei muito".


No terceiro período "
Empenhou-se tanto para o vestibular, e passou de ano" temos o conectivo "e'" como um elemento coesivo que transmite a ideia de conclusão (logo, portanto), concluindo que devido ao seu empenho estudando para o vestibular, passou de ano na escola.


Espero ter ajudado ;)
Perguntas similares