Respostas
As eleições acontecem a cada dois anos, sendo alternadas entre as eleições federais e estaduais e as eleições municipais. Nesse ano, 2014, as eleições são para os cargos de Presidente da República, Senador, Deputado Federal, Governador e Deputado Estadual. De acordo com a Constituição Federal, desde 1988, o voto é secreto e obrigatório para todos os brasileiros com mais de 18 anos.
Cargos
Os cargos disponíveis são para o Poder Executivo e Legislativo. No Poder Executivo estão: Presidente, Governadores e Prefeitos. E no Poder Legislativos estão: Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais e Vereadores.
Federais e Estaduais
Os cargos disputados nas eleições federais e estaduais são para: Presidente da República, Senador, Deputado Federal, Governador e Deputado Estadual. Esses cargos possuem mandatos de quatro anos, com exceção do cargo de Senador com mandato de oito anos.
Municipais
As eleições municipais elegem candidatos para os cargos de Prefeito e Vereador. Assim como os demais, o mandato desses cargos são de quatro anos.
Quando ocorrem?
As eleições são disputadas nos anos pares e sempre no primeiro domingo de outubro, entre as 8 horas e 17 horas. Para os cargos do Poder Executivo pode ser necessária a ocorrência de segundo turno, que acontece sempre no último domingo de outubro.
Segundo Turno
O segundo turno só é possível em cidades com mais de 200 mil habitantes e acontece quando o candidato mais votado não atinge a maioria absoluta dos votos válidos (excluindo os votos brancos e nulos), ou seja, é necessário 51% dos votos válidos para ser eleito em primeiro turno. Assim, quando ocorre o segundo turno, os dois candidatos mais votados voltam a se enfrentar e aquele com maior número de votos é eleito.
Residentes no Exterior
É exigido o exercício dos votos para os brasileiros que possuem domicílio eleitoral no exterior apenas para as eleições para presidente da República. É possível também justificar a ausência, mediante requerimento dirigido ao juiz da Zona Eleitoral do Exterior.
Quem pode votar?
Todos os brasileiros, com mais de 18 anos, são obrigados a votar. O voto é facultativo apenas para os analfabetos, para quem possui entre 16 e 17 anos e para quem tem mais de 70 anos.
Quem pode se candidatar?
De modo geral, qualquer cidadão brasileiro maior de idade com registro eleitoral em dia pode se candidatar aos cargos. Porém, alguns cargos exigem idade mínima para a disputa eleitoral, são eles:
Presidente e Vice:é preciso ter 35 anos completos até a data da posse.
Governador e Vice:é preciso ter 30 anos completos até a data da posse.
Senador:é preciso ter 35 anos completos até a data da posse.
Deputados:é preciso ter 21 anos completos até a data da posse.
Prefeito e Vice:é preciso ter 21 anos completos até a data da posse.
Vereador:é preciso ter 18 anos completos até a data da posse.
Além disso, para se candidatar é necessário se filiar a algum dos muitos partidos políticos existentes pelo menos um ano antes da eleição e residir na localidade onde vai concorrer ao cargo
As eleições de 2018, sera uma eleição que veremos o que o povo brasileiro está fazendo com o Brasil, se vai pensar mais, se vai pesquisar mais sobre os canditados.
Devemos esperar o que a população no total pensa sobre tudo que esta acontecendo com o nosso país
Que a democracia vença! O povo segrega muito esse negócio de direita e esquerda, fazendo com que a figura do Bolsonaro fique na extrema direita conservadora e a do Lula na esquerda socialista-comunista e afins.
O que espero é que pesquisem bem antes de votar, porque um candidato com um passado meio “falho", não vale a pena votar. Como diz os famosos cansados de política: “votem no que ser menos pior!", pq quem sabe pelo menos assim o brasil melhore um pouco ,que cada um de nos possamos pensar bem antes de votar e fazer nosso voto com consciência.