Respostas
Se quer uma resposta curta, pegue só até aqui. Se quiser algo mais aprofundado, continue.
Os 8 pontos são:
1 - Acabar com a fome e a miséria: Visto que cresce o número de desempregados, desabitados e trabalhadores escravos em muitos países, principalmente os ditos subdesenvolvidos.
2 - Oferecer educação básica de qualidade para todos: Visto que há um índice exorbitante de analfabetismo, há muitas crianças fora da escola e os índices de criminalidade só crescem devido ao abandono da escola
3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres: Desde o tempo em que as mulheres foram aceitas no mercado de trabalho, os padrões estabelecidos para elas são diferentes dos homens. Ganham salários diferentes, são tratadas de forma diferente, são vistas de outra jeito e são pouco valorizadas.
4 - Reduzir a mortalidade infantil: Os índices continuam alto, devido a inúmeros fatores, como ausência do Estado, por exemplo. Vimos um caso recente no Brasil, no estado do Maranhão, onde uma maternidade tinha índices de morte acima da média.
5 - Melhorar a saúde das gestantes: A preocupação do Estado não deve estar só concentrada no bebê, mas também nas gestantes. Muitas vezes, por falta de acompanhamento, acabam colocando suas vidas em risco.
6 - Combater a Aids, a malária e outras doenças: Doenças sexualmente transmissíveis ainda são o grande desafio. A AIDS por exemplo atinge principalmente a África, mas que não deixa de ser um problema em outros países, inclusive os desenvolvidos. Nos estados Unidos por exemplo, o número de infectados cresceu. As pessoas acham que a doença está erradicada e perdem a preocupação com cuidados simples, como uso de preservativos.
7 - Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente: Precisamos de um desenvolvimento sustentável, que não agrida a natureza e mantenha um monto em que os nossos bisnetos possam viver. A preocupação é justificável uma vez que, apesar do efeito estufa ser um fenômeno natural, está se intensificando, fazendo as calotas polares se derreterem. Com a agressão ao ambiente, outros fenômenos naturais como chuvas, furacões só se agravam, devastando por onde passam. E a poluição e desperdício, que prejudicam ainda mais a pequena quantidade de água que temos disponível para consumo.
8 - Estabelecer parcerias para o desenvolvimento: Justo, uma vez que não basta o Estado controlar o desenvolvimento sustentável se companhias privadas não colaboram e a população também não. Todos precisam ter consciência do problema e se dispor a ajudar.