• Matéria: Sociologia
  • Autor: matheusmendes6oyaeok
  • Perguntado 8 anos atrás

Porque o “corporativismo” e o “clientelismo” não constituem formas de dominação burocrática legítima; e porque o “insulamento burocrático” e o “universalismo de procedimentos” constituem formas de dominação burocrática legítima.

Respostas

respondido por: vitoriacastrovihh
5
Conseguiu a resposta?

matheusmendes6oyaeok: Ainda estou esperando ! kkkkk
vitoriacastrovihh: vou mandar
vitoriacastrovihh: creio que esteja voltado por quem realmente detém o poder
pq tanto no corporativismo como no clientelismo o governante/ autoridade que detém o poder esta direta ou indiretamente subordinado a outras pessoas. Ou seja, no corporativismo existe um grupo que impõe e luta pelas suas vontades, no clientelismo existe uma troca de favores.
vitoriacastrovihh: A dominação burocrática subordina a autoridade somente aos estatutos e normas, sendo que essas não podem beneficiar certas classes em detrimento de outras (universalismo), bem como também não pode sofrer pressões externas para suas decisões (insulamento/isolamento burocrático.
vitoriacastrovihh: ou seja, estes conceitos estão ligados a fonte do poder. no corporativismo e clientelismo existe uma interferencia de certa classe nas açoes do governante
sendo que para a burocratização legitima a fonte deve vir estritamente das leis, estatutos e normas, mesma que essas sejam estabelecidas pelo povo, devem manter universalidade (sem distinção) em seus valores e preceitos
Perguntas similares