“A trajetória da alfabetização está permeada pelas discussões sobre como ensinar e, portanto, sobre a metodologia e a concepção de ensino que corroboram com as práticas [...] a ação pedagógica nunca é neutra, pois sempre carregamos os valores que acreditamos. Esses valores estão relacionados ao tipo de sociedade que desejamos [...].” (Material da aula – p.p. 17 -19). Para entender a alfabetização, tal como ela ocorre hoje, é preciso relacionar as variáveis que a compõem e a influenciam, historicamente. Para fins didáticos, a discussão sobre alfabetização no século XX foi dividida em períodos. Analise as asserções abaixo: I -1950 - Busca pelo melhor método, enfatizavam a relação do fracasso com a escolha do método. Havia duas vertentes: os que defendiam o método global e os que defendiam o fonético. No Brasil, prevaleceu o método misto empregado nas cartilhas. II -1960 - Os EUA buscavam entender as causas do fracasso escolar. Era uma época de segregação racial. Muitas pesquisas foram feitas. Buscavam no aluno a razão do fracasso. III -1970 - Nos meados dos anos 1970, as perguntas mudaram, iniciaram pesquisas que tinham por objetivo entender o modo como as crianças aprendiam e o que pensavam aqueles que não se alfabetizavam. Assinale a alternativa correta, sobre os períodos da história da alfabetização, no século XX. Escolha uma: a. I, II e III. b. I e II, apenas. c. I e III, apenas. d. II e III, apenas.
Respostas
As alternativas corretas são a I, II, e III. Nos anos 50, houve uma procura da melhor técnica de Alfabetização, e dois métodos distintos, foram defendidos, como: o Fonético, e o Global. Os Estados Unidos tentava compreender as verdadeiras razões do péssimo rendimento escolar, relativo à Alfabetização dos alunos, durante o triste período da segregação racial. Nos anos 70, novos estudos foram feitos, com o intuito principal de analisar a maneira como os jovens eram Alfabetizados.
Alfabetização Principais Características
A Alfabetização consiste na forma que as pessoas conseguem aprender, a escrever, e a ler, e como elas utilizam estas competências para raciocinar, e gerar conhecimento próprio. A Alfabetização ocorre de maneira gradual, aprendendo as frases, palavras, sílabas, e letras. Os resultados destas habilidades representam a decodificação, e codificação da escrita, o que comprova se uma pessoa é Alfabetizada, ou não.
A taxa de Alfabetização varia entre os países ao redor do mundo, sendo que alguns apresentam um desempenho satisfatório, e outros possuem um resultado muito abaixo do esperado. As nações que têm um dos melhores ensinos do mundo são: Japão, Finlândia, Coréia do Sul, Suécia, Alemanha, Polônia, entre outras. Infelizmente o nível de Alfabetização no Brasil, é considerado baixo, e está longe do ideal.
Veja mais sobre Alfabetização no link abaixo:
https://brainly.com.br/tarefa/51226264
#SPJ2