O parágrafo a seguir foi extraído de uma reportagem publicada no site: g1.com, no dia 22 de janeiro de 2016. A reportagem na íntegra está disponível no link: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2016/01/bacteria-que-ataca-o-aedes-e-sera-usada-no-df-esta-pronta-desde-2006.html
Leia o parágrafo abaixo e analise:
"Produto que usa bactéria para matar o Aedes está pronto desde 2006 Piloto teve sucesso em 2007, mas governo 'ignorou'. O bacilo ataca as larvas. O larvicida biológico que usa uma bactéria para matar as larvas do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, do chikungunya e do zika vírus – será usado no Distrito Federal a partir desta quinta-feira (21), mas já está pronto para utilização em larga escala há quase dez anos. A fórmula criada no Brasil foi registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2006, mas nunca foi usada de forma sistemática no país. O larvicida tem como "princípio ativo" o Bacillum thuringiensis israelense (BTI), uma bactéria inofensiva para humanos e animais domésticos, mas letal para o mosquito".
No exemplo descrito acima, qual o agente de controle biológico?
Alternativas:
a)
O mosquito Aedes aegypti.
b)
O Bacillum thuringiensis.
c)
A larva do mosquito Aedes aegypti.
d)
A ANVISA.
e)
O Zika vírus.
2)
Podemos afirmar que os fatores climáticos, a disponibilidade de alimentos e a competição, bem como os aspectos independentes e dependentes da densidade populacional atuam diretamente sobre os mecanismos de controle biológico. A respeito dos diferentes tipos de controle biológico e sua terminologia analise as afirmativas a seguir:
I- Seu preceito básico é a conservação dos inimigos naturais por meio da manipulação do ambiente, de forma a favorecer a preservação dos agentes naturais de controle.
II- Seu preceito básico é a multiplicação de inimigos naturais. Caracteriza-se pela liberação de grandes quantidades de inimigos naturais, normalmente criados em laboratório, com o objetivo de reduzir de forma rápida a população de uma praga alvo.
III- Envolve a introdução de espécies exóticas de inimigos naturais para controlar pragas também exóticas. Podem ser realizadas várias liberações de inimigos naturais, visando o controle drástico da praga.
As afirmativas acima referem-se respectivamente, aos Controles Biológicos:
Alternativas:
a)
I-Clássico, II-Inoculativo e III-Aplicado.
b)
I-Natural, II-Inundativo e III-Aplicado.
c)
I-Natural, II-Aplicado e III-Clássico.
d)
I-Clássico, II-Natural e III-Aplicado.
e)
I-Inundativo, II-Aplicado e III-Natural.
Respostas
respondido por:
2
1 - b
2 - c
3 - d
4 - a
5 - b
2 - c
3 - d
4 - a
5 - b
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás