• Matéria: Geografia
  • Autor: JuhSouza8865
  • Perguntado 8 anos atrás

5.(Fuvest-SP) As previsões catastrofistas dos “neo- maithusianos” sobre o crescimento demográfico e sua pressão sobre os recursos naturais não se confirmaram, notadamente, porque:a)o processo de globalização permitiu o acesso voluntário e universal a meios contraceptivos eficazes, impactando, sobretudo, os países em desenvolvimento.b)a nova onda de “revolução verde”, propiciada pela introdução dos transgênicos, afastou a ameaça de fome epidêmica nos países mais pobres.c)as ações governamentais e a urbanização implicaram forte queda nas taxas de natalidade, exceto em países muçulmanos e da África Subsaariana, entre outros.d)o estilo de vida consumista, maior responsável pela degradação dos recursos naturais, vem sendo superado desde a Conferência Rio-92.e)os fluxos migratórios de países pobres para aqueles ricos que têm crescimento vegetativo negativo compensaram a pressão sobre os recursos naturais.

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
54
Olá,

   A resposta para a sua questão é a letra C:

c)as ações governamentais e a urbanização implicaram forte queda nas taxas de natalidade, exceto em países muçulmanos e da África Subsaariana, entre outros.

Embora houvesse muitas preocupações com demografia, ela se mostrou dinâmica no mundo. 
A transição demográfica descreve a dinâmica do crescimento populacional, decorrente dos avanços da medicina, urbanização, desenvolvimento de novas tecnologias, taxas de natalidade e outros fatores.

Ela é completa quando ocorre uma mudança da população inteira. Ou seja quando todos os fatores citados acima sofrem uma mutação demográfica e todos passam a ser afetados por essa mudança.

  Quando a educação e a saúde melhoraram houve uma rápida redução (menos em países subdesenvolvidas) do número de  nascimentos.


Perguntas similares