• Matéria: Geografia
  • Autor: NanaMartins3666
  • Perguntado 8 anos atrás

10. Observe esta imagem e leia o trecho a seguir. Há dois lados na divisão internacional do trabalho: um em que alguns países especializam-se em ganhar, e outro em que se especializam em perder. Nossa comarca do mundo, que hoje chamamos de América Latina, foi precoce: espedalizou-se em perder desde os remotos tempos em que os europeus do Renascimento se abalançaram pelo mar e fincaram os dentes em sua garganta. Passaram os séculos, e a América Latina aperfeiçoou suas funções. Este já não é o reino das maravilhas, onde a realidade derrotava a fábula e a imaginação era humilhada pelos troféus das conquistas, as jazidas de ouro e as montanhas de prata. Mas a região continua trabalhando como um serviçal. Continua existindo a serviço de necessidades alheias, como fonte e reserva de petróleo e ferro, cobre e carne, frutas e café, matérias-primas e alimentos, destinados aos países ricos que ganham, consumindo-os, muito mais do que a América Latina ganha produzindo-os. GALEANO, Eduardo, ás veias abertas da América Latina. 30. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. p. 13. A partir da leitura do item A América Latina (p. 334), da observação da imagem e da leitura do trecho do livro de Eduardo Galeano, elabore um texto tratando do desenvolvimento da América Latina. ■i.

Anexos:

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
43
Olá,

  A industrialização em toda a América latina é considerada atrasada pois somente após a maioria dos países Europeus e alguns asiáticos terem sido industrializados, que alguns países da América latina começaram seus passos nesta nova jornada, principalmente após a crise de 29 que fez com que a economia agrária despencasse.

 Nos últimos anos a economia dos países que pertencem a esta América tem crescido de forma muito rápida devido a investimentos internacionais em seus territórios.
Perguntas similares