• Matéria: Geografia
  • Autor: loloheloiza5836
  • Perguntado 8 anos atrás

10. (UFRRJ) Com a emergência da Terceira Revolução Industrial e da reestruturação do capitalismo, nas últimas décadas do século passado, além da ruptura do modelo industrial e tecnológico, eram questionadas também as relações econômicas, sociais e políticas definidas pelo padrão de industrialização fordista. Sobre a reestruturação do capitalismo e as consequências sobre a organização do trabalho, não é correto afirmar que: a) reverteu o longo período de alinhamento da relação capital/trabalho, relativamente favorável ao segundo. b) admitiu as regulações governamentais protecionistas que engessaram o mercado de trabalho e aumentaram a competitividade. c) golpeou a organização sindical que, na defensiva, perdeu parte do seu poder de representação e en- frentamento. d) alterou o processo produtivo e o trabalho envolvido na produção, acentuando a exclusão econômica e social. e) afetou o mundo do trabalho ao mudar as relações no processo produtivo, a divisão do trabalho e as negociações coletivas.

Respostas

respondido por: winederrn
51
Olá!

Vamos direto para a resolução da questão, sem enrolação.

Como sabemos, na metade do século XX, a robótica marcou o início da Terceira Revolução Industrial. Esse meio tecnológico propiciou o surgimento de grandes potências econômicas, a exemplo de Estados Unidos e Japão.

Neste sentido, o Sistema Capitalista exerceu um papel bem significativo, pois as empresas passaram a comercializar os seus produtos de forma global. Este fenômeno também contribuiu para o surgimento de empregos diretos e indiretos nas indústrias dessas potências econômicas.

Desta forma, não é verdade o que se encontra na alternativa:

"b) admitiu as regulações governamentais protecionistas que engessaram o mercado de trabalho e aumentaram a competitividade".

Espero ter contribuído.
Perguntas similares