16. (Fuvest-SP) A partir da década de oitenta do século XX, programas agrícolas promoveram o desenvolvimento da Região Centro-Oeste do Brasil. Isso foi realizado com grande aplicação de capital e utilização de técnicas agrícolas avançadas. Podemos afirmar que a substituição das formações do cerrado pela agricultura mecanizada, entre outras características, a) foi favorecida pela grande fertilidade de suas terras planas, próprias dos chapadões. b) aumentou a tendência natural de processos erosivos por interferências antrópicas, como a compactação do solo. c) desnudou extensas áreas de mares de morros, provocando assoreamento de rios, como o Araguaia. d) gerou poucos impactos ambientais, tendo em vista a substituição de uma cobertura vegetal por outra. e) eliminou as queimadas naturais e antrópicas na região com o uso de irrigação por gotejamento.
Respostas
Sobre as assertivas acima, podemos dizer que:
a) FALSA – É necessário o emprego de tecnologias, a fim de corrigir o solo do cerrado, umas vez que ele é muito pobres em nutrientes.
b) VERDADEIRA – A agropecuária no cerrado agravou o avanço da erosão na região, em virtude do desgaste provocado no solo pelo sucessivo plantio, o desmatamento realizado para "abrir espaço" para as plantações, entre outras causas.
c) FALSA – Os mares estão situados a leste do continente, compondo a região da Mata Atlântica. Logo, não observa-se uma ligação direta entre essa área dos mares e o cerrado.
d) FALSA – A vegetação do cerrado foi transformada em plantações e pasto para diversas culturas, causando um enorme impacto ambiental.
e) FALSA – O que ocorreu foram o agravamento das queimadas naturais, que são causadas por meio do atrito do pelo dos animais que pastam ali com a mata ressequida, bem como intensificaram-se as queimadas antrópicas foram intensificadas no cerrado.
Espero ter ajudado ;)
Resposta:
é a B
Explicação:tomare q esteja certa