A segundo a autora O que movia as expedições militares aos Sertões de Minas?
B como os grupos indígenas foram vistos pelos bandeirantes que lideraram essas expedições?
C de que forma essas expedições aos Sertões de Minas afetaram os indígenas que lá viviam?
Respostas
obrigada, me ajudou muito
Eis o texto da questão:
Sertão mineiro loteado à força
As entradas para os sertões de Minas foram movidas por um tripé de interesses; o grupo e as pedras preciosas e, por extensão, a terra (para o plantio de roças e controle sobre passagens e rotas comerciais) e os índios (mão de obra para a lavra mineral, agrícola, ou como trabalhadores domésticos). Com esse objetivo numerosas expedições militares foram organizadas para avançar pelo interior [...].
Não demorou para que distorcendo a realidade, os índios fossem tachados de “invasores”, o que justificou mais atos de violência. Agiam, verdade, em defesa própria, reagindo à ocupação de suas terras. Os povos nativos – Coroados, Puri, Botocudo, Kamakã, pataxó, Panhame, Maxakali, entre outros – encontraram-se, no fim, em minoria de armas e homens, atacados por doenças e reduzidos a uma pequena área geográfica
Fonte: Livro didático História Sociedade & Cidadania p. 50 . 3ª edição – Editora FTD.
A - Segundo a autora as expedições eram movidas por interesses econômicos diversos: desejavam obter pedras preciosas, terras para o plantio e mão de obra escrava indígena para trabalhar nas terras.
B - Os índios eram vistos como "invasores" pelos bandeirantes, ou seja, como pessoas que ocupavam terras que não era legitimamente delas, de modo que era "justo" usar da violência para expulsar os índios.
C - As expedições expulsaram, de maneira violenta e covarde, os povos nativos dos territórios que habitavam e com o qual tinham uma relação cultural importante, causando miséria e fome para as tribos expulsas de suas terras.