• Matéria: História
  • Autor: nykollesantos
  • Perguntado 9 anos atrás

qual o significado para os antigos gregos dos termos genos e cidade-Estado?


barbaracorreia: cidade-estado era uma cidade com seu próprio governo, religião, leis etc...
nykollesantos: obrigadooooo

Respostas

respondido por: kalitaigors2
4
Genos eram uma organização social da Grécia Antiga durante o período da idade antiga,cada geno era chefiado pelo homem mais velho e o poder era passado de pai para filho.
Cidades-Estado eram cidades independentes com governo próprio e autônomo.Cidades-Estado eram comum na Grécia Antiga, como em Tebas, Atenas e Esparta.
respondido por: marirds
2
Genos correspondiam aos grandes clãs ou famílias que tinham um descendente em comum. Podem ser consideradas como uma classe social. Cada um desses genos era chefiado pelo mais velho e esse poder era passado de pai para filho, sempre o primogênito.
Esses grandes clãs ou famílias surgiram com a 1ª Diáspora Grega (processo migratório devido a invasão dos Dórios). Nessa época, a propriedade era coletiva, todos usufruíam da terra, plantavam e colhiam ali. Porém o crescimento dos genos foi tão grande que não havia mais terra fértil para todos, sendo assim, essas terras passariam a ser privadas. surgindo, então, as desigualdades sociais. Para organizar melhor essa sociedade, surgiram as cidades-Estados, ou seja, cidades independentes, onde cada uma delas tinha o seu governo próprio e autônomo. Exemplos de cidades-estados: Atenas e Esparta.
Perguntas similares