• Matéria: Informática
  • Autor: cx50ab21
  • Perguntado 8 anos atrás

Softwares

DEMO/TRIAL
Shareware
Malware
Adware
Freeware
OpenSource
Licenciado

*Definição
*Exemplos
*Extensões utilizadas pelo softwares usados como exemplos

Respostas

respondido por: bokomoko
5
DEMO/TRIAL - é um software licenciado que funciona de forma limitada para fins de demonstrações (demo) ou testes (trial). Usa-se duas formas para limitar:
tempo (o software é totalmente funcional mas apenas por um tempo fixo, além do qual o cliente tem que pagar para usar)
funcionalidade (o software funciona apenas com algumas funcionalidades ásicas. Para usar as avançadas tem que pagar).

Shareware - O software é liberado para uso pelo proprietário, que continua dono do direito autoral do software porém ele conta com uma contribuição voluntária de quem o usa.

Malware - é um termo genérico para designar todos os softwares da categoria de vírus, vermes, cavalos de tróia, keyloggers, vírus de macro, ramsomware, e tudo de ruim que se faz via sofware.

Adware - é um software cujo licenciamento é gratuito porém vincula o seu uso a divulgaçao de anúncios na tela do usuário. Muito comum em softwares de joguinhos para smartphone. se quiser se ver livre dos anúncios, em que pagar.

Freeware - é um software gratuito porém com o direito de propriedade intelectual preservado. Diferente do shareware, o autor não pede doação.

OpenSource - É um software cujo fonte é aberto o que permite que qualquer pessoa baixe o fonte, modifique-o para sua comodidade. Normalmente o OpenSource é gratuito porém existem casos de OpenSource licenciado.

Licenciado - É um software em que se paga para usar. O dono do software cede o direito de uso porém a propriedade intelectual do software ainda lhe pertence.


Perguntas similares