• Matéria: Saúde
  • Autor: patyejamile
  • Perguntado 8 anos atrás


Você é o coordenador de um setor clínico no qual trabalham cinco enfermeiros supervisores, sete enfermeiros assistenciais e doze técnicos de enfermagem nos diferentes turnos. O setor está sempre com lotação plena em seus trinta e um leitos de enfermaria. Em uma última reunião de equipe, os profissionais relataram se sentirem sobrecarregados na maior parte do tempo e reclamaram por falta de descanso. Fora isto, os afastamentos por doença se tornaram mais frequentes e o estresse da equipe tem se elevado, causando conflitos. A partir de uma análise do setor de Recursos Humanos (RH), foi constatado que a rotatividade do seu setor é muito grande. Em geral, um profissional abandona a instituição com cerca de dois anos de trabalho, porém na sua equipe a rotatividade é maior, pois, a cada três meses, um funcionário se desliga da instituição. Isto acarreta uma constante busca por novas contratações, o que gera mais horas de trabalho e elevados custos para a instituição.

Além das questões apresentadas, quais outros motivos poderiam estar relacionados às queixas e à alta rotatividade?


Escolha uma:


a. Falta de autonomia dos profissionais em detrimento de uma supervisão controladora; insatisfação com salários e benefícios; e falta de oportunidades de crescimento profissional dentro da instituição.

b. Problemas pessoais/familiares; piora de doenças crônicas que os profissionais já apresentavam antes de ingressar na instituição; e atrasos nos pagamentos e benefícios.

c. Insatisfação com a profissão em decorrência da formação precária; falta de conhecimento sobre técnicas e procedimentos assistenciais; e ocorrência de uma liderança partilhada entre os profissionais.

d. Condições de trabalho adequadas em relação ao ambiente; ocorrência de uma liderança partilhada entre os profissionais; e exposição a riscos ocupacionais que agridem o organismo.

e. Insegurança e medo de sofrer violência por familiares e pacientes/clientes; insatisfação com a profissão em decorrência da formação precária; e insatisfação com os pacientes/clientes.

Respostas

respondido por: jheniiaraujo22
43
Falta de autonomia dos profissionais em detrimento de uma supervisão controladora; insatisfação com salários e benefícios; e falta de oportunidades de crescimento profissional dentro da instituição.

dicamphn: Correta!
respondido por: Dikka22
12

Falta de autonomia dos profissionais em detrimento de uma supervisão controladora; insatisfação com salários e benefícios; e falta de oportunidades de crescimento profissional dentro da instituição. Correto

Perguntas similares