Respostas
1- Liderança
É fundamental que o gestor da equipe esteja atento a possíveis falhas e ruídos na comunicação para que as decisões a serem tomadas possam solucionar o problema em sua raiz. Tratar o problema como algo passageiro ou que será solucionado por si só não é uma boa decisão. Reuniões presenciais são boas alternativas para detectar se a equipe está com alguma dificuldade e para buscar soluções para possíveis situações.
2- Resistência a mudanças
As mudanças são necessárias para o crescimento da sua empresa. Seja da sede da empresa, do sistema de gestão das equipes ou uma realocação de colaboradores, a mudança nem sempre é bem-vinda pelos colaboradores. O receio com o desconhecido e com a incerteza é uma das causas mais comuns para esta resistência. E quando a comunicação ocorre com falhas, o que era para ser algo bom se torna um problema.
Para romper estas barreiras, a presença de um líder em um projeto de gestão de mudança faz toda a diferença. Além disso, a implantação de uma metodologia voltada para a valorização de pessoas contribui positivamente para o engajamento dos colaboradores. Cabe ao líder desta equipe mostrar com atitudes que este processo é importante e benéfico para todos.
O Coaching é um ótimo aliado nesse processo. Importante ferramenta na gestão de mudança, ele promove as intervenções comportamentais necessárias e treina grupos para alavancar o dinamismo e a força destes colaboradores.
3- Retrabalhos frequentes
Uma comunicação clara em uma equipe torna a execução das tarefas mais assertiva e evita que retrabalhos se tornem frequentes. Muitos retrabalhos ocorrem pela falha ou ausência de comunicação, pois os colaboradores ficam perdidos ou constrangidos para solicitar ajuda. Ter um líder que auxilie a equipe na gestão do tempo e busque soluções para evitar estes erros será de extrema importância.
4- Espírito de equipe
Quando a equipe não tem um uma comunicação clara é sinal de que esta equipe não tem unidade. É importante que o gestor da equipe mostre o papel de cada um no processo em pauta. Com essa visão sistêmica, os colaboradores deixarão de fazer “apenas o que lhe foi mandado” e entenderão que as suas responsabilidades têm impacto na rotina dos colegas. Colaboradores envolvidos em decisões acerca de determinadas situações são colaboradores que trabalham em um ambiente com uma comunicação eficiente.
5- Imagem da empresa
Engana-se quem pensa que a comunicação interna não reflete na imagem da empresa. Todas as falhas repercutem no atendimento prestado ao cliente. E repercutem de forma negativa. Cuidar da comunicação interna da sua empresa é motivar colaboradores a atender seus clientes com entusiasmo e presteza. Clientes que vão falar bem da sua empresa e se manterão fiéis à sua marca.