observe a charge e responda às questões.
a) Quais elementos da Belle Époque estão presentes na Charge?
b) Qual é a critica expressa pela charge?
c)Você concorda com o ponto de vista do chargista? Justifique.
Respostas
a) Os personagens da charge pertenciam ao mundo burguês da Belle Époque. A presença da burguesia no Museu do Louvre sinaliza a importância desse espaço. O museu era o local onde o gosto artístico burguês ia sendo formado ao longo do século XIX. Além disso, era um dos locais eleitos pela burguesia para desenvolver suas práticas de sociabilidade. Notamos, também, a presença de câmeras, de um gramofone e de um veículo motorizado, inventos que caracterizaram aquela época.
b) A charge pode ser entendida como uma crítica ao estilo de vida burguês. Cercada pela “parafernália” tecnológica, a burguesia parisiense mostrava-se ansiosa por depurar seu gosto artístico, e o museu foi o local escolhido para o triunfo de suas ideias. Contudo, podemos entrever uma crítica à forma como essa burguesia desempenhava suas funções sociais. Em vez de fazer a análise atenta e pormenorizada da arte, os personagens foram representados de costas para os quadros, que estavam expostos como se fossem produtos em vitrines. Ademais, a charge transmite a ideia de que as invenções tecnológicas recebiam mais destaque e eram mais importantes do que as obras de arte do museu.
c) É cada vez maior a inserção de equipamentos tecnológicos, sobretudo dos celulares multifuncionais (smartphones), na sociedade contemporânea. Espera-O comportamento das pessoas, sobretudo os mais jovens são profundamente influenciados pelo uso desses dispositivos. Pela portabilidade e comodidade é comum fazer registros fotográficos ou vídeos dos mais diversos eventos, como shows, visitas a exposições, passeios turísticos ou idas as restaurantes. Ao agir dessa maneira, as pessoas parecem mais preocupadas em compartilhar esses momentos nas redes sociais do que em aproveitá-los.