Respostas
-Os maias não chegaram a construir um império unificado, como os astecas e os incas. Organizavam-se politicamente em cidades Estados que, juntamente com as aldeias, formavam unidades políticas independentes, cada qual com um grau de desenvolvimento próprio. Em cada estado a autoridade e o poder eram exercidos em nome de um deus.
O chefe de governo das cidades era assessorado por um conselho e auxiliado por um conjunto de funcionários públicos responsáveis pela manutenção da ordem pública, como os chefes das aldeias, os chefes militares entre outros.
Economia-A economia da civilização maia era basicamente agrícola. Cultivavam o milho, produto considerado sagrado, o algodão, o cacau e o agave.
Completavam suas atividades econômicas com a caça, a pesca e o artesanato. O modo de produção era coletivo, o solo não era propriedade privada, teoricamente o Estado era o proprietário de todas as terras.
Enquanto membro da aldeia, todo camponês tinha o direito de usá-las e delas tirar o sustento, com obrigação de pagar o imposto coletivo, cobrado pelo Estado.
O Estado apropriava-se também da força de trabalho dos camponeses, obrigando-os a trabalhar gratuitamente na construção de palácios, templos e grandes obras de irrigação e represas.
Resposta: A organização política dos Maias:
Os Maias não chegaram a construir um império unificado, também se organizavam politicamente em cidades- Estados, ou seja, em cidades que funcionavam como unidades políticas indenpendentes.