• Matéria: Português
  • Autor: usagi107
  • Perguntado 8 anos atrás

Poema "o navio negreiro"

1)ouvindo a leitura do poema, o que identificou em relação ao ritmo, a cadência dos versoa, a pontuação, etc.? Leve em conta apenas sua percepção sonora no texto.

2)o poema que você leu é construído a partir de uma imagem:a do navio negreiro apresentado como uma "orquestra irônica".

A) essa imagem, apesar de fantasiosa, remete o leitor a discussão crítica de um aspecto da realidade. Explique essa afirmação.

B) o objetivo de uma orquestra é executar músicas para o prazer dos expectadores. Explique a metáfora do navio negreiro como uma orquestra.

C) por que no poema a orquestra é caracterizada como "irônica"?

Respostas

respondido por: MarciaAguilar
237
Olá!

1) O poema "navio negreiro" de Castro Alves é dividido em seis partes. Na primeira, o autor usa a repetição (‘Stamos em pleno mar...) para falar sobre o céu e o mar, em versos decassílabos, transmitindo grandeza e tranquilidade, através dos sentidos, como o tato (“que doce harmonia traz-me a brisa!”) e a audição (“Que música suave ao longe soa!”).
A parte II fala sobre os marinheiros, vindos de diversas nacionalidades, em versos com sete sílabas poéticas. Somente na parte III é introduzido o tema do poema: a denúncia ao tráfico negreiro, expressas por palavras de indignação (amargura, funeral, tétricas figuras, cena infame e vil, que horror).

Na parte IV são descritos detalhadamente os castigos e humilhações dentro do navio. Aqui há versos de 6 de de 10 sílabas poéticas. Na quinta parte é destacada a liberdade que os negros gozavam na África, quando a natureza é invocada para destruir o navio e acabar com o sofrimento. Por fim, na sexta e última parte, o autor convoca os brasileiros, habitantes do Novo Mundo que abriram os horizontes, a acabarem com a escravidão.

As rimas criam sonoridade à leitura e a métrica é alternada durante o poema entre versos mais curtos e mais longos, criando dinâmica e ritmo


2) A) A imagem do navio negreiro como sendo uma "orquestra irônica" é uma das metáforas utilizadas por Castro Alves e remete a aspectos da realidade sobre a exploração da mão de obra escrava, o tráfico humano, o que acarreta ainda nos dias atuais o preconceito gerado pela diminuição e o menosprezo de uma pessoa devido à cor de sua pele.


B) Em uma 
orquestra as músicas são executadas para o prazer dos expectadores. No navio negreiro é traçado um paralelo entre o prazer que os traficantes daqueles escravos teriam com o lucro após serem vendidos como mercadoria humana.


C) A "orquestra irônica" de que fala o autor refere-se ao som de dor e de morte, caracterizado pelo barulho das correntes, dos chicotes, somados aos gemidos, choros, gritos, ais e lançamento de corpos ao mar. Tais sons fazem oposição irônica ao som agradável de uma orquestra musical, pois retratam o horror a que estavam submetidas as pessoas ali aprisionadas. 


Espero ter ajudado!
Perguntas similares