• Matéria: Pedagogia
  • Autor: acaciosilvaesouza
  • Perguntado 8 anos atrás

Considere o seguinte excerto:


“Em alguns países, o cuidado com a criança é considerado de responsabilidade do Estado, como na Suécia, por exemplo, que oferece serviços públicos de Educação e Cuidado da Criança Pequena [...] de alta qualidade e já no início dos anos de 1990, contava com 85% das mães com crianças em idade pré-escolar trabalhando. Em outros países, a educação e os demais cuidados para a criança pequena são vistos como de foro privado e os serviços públicos são limitados. Nessas circunstâncias, a qualidade e o tipo de serviço serão mais diversificados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELHUISH, Edward. Efeitos de longo prazo da educação infantil: evidências e política.Cadernos de Pesquisa, São Paulo , v. 43, n. 148, p. 124-149, abr. 2013. p. 126. . Acesso em: 22 jul. 2017.


Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos quanto ao atendimento à infância no Brasil, leia as afirmativas que seguem e marque (V) para as afirmativas verdadeiras, e (F) para as afirmativas falsas.

I. ( ) O atendimento à infância no Brasil, historicamente, foi marcado predominantemente por suas características pedagógicas.

II. ( ) A ideia de assistência social marcou o início do atendimento à infância no Brasil.

III.( ) A educação infantil brasileira tem um alto índice de atendimento às crianças na faixa etária entre 0 e 5 anos.

IV.( ) Atualmente a expressão “educação infantil” designa o atendimento a crianças de 0 a 5 anos de idade em instituições coletivas.


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:




A
V – V – F – F

B
F – F – V – V

C
F – V – V – F

D
V – F – V – F

E
F – V – F – V

Respostas

respondido por: Matheusieti
14
Bom dia!


Com base no enunciado acima, podemos compreender que:


A alternativa C é a que melhor se aplica como correta. 


Partindo dessa perspectiva fica claro observar que durante aquele período as 
instituições de assistência social que nasciam, eram apoiadas pelos setores privados, que iam forçando os governos a definirem medidas de proteção à infância abandonada. 


Além disso, a atual educação infantil a partir do Ministério da Educação vem implementando ações com vistas a garantir não apenas a expansão da oferta de educação infantil, mas também a qualidade no atendimento às crianças de zero a seis anos de idade, em creches e pré-escolas.


Espero ter ajudado;


Um abraço.




vandes936: Boa tarde. Para mim a resposta da questão é a letra E. III é Falsa, temos baixo índice de atendimento às crianças na faixa etária entre 0 e 5 anos. I Falsa - Características assistenciais. II e IV verdadeiras.
respondido por: katiapsilva2
36

Resposta:

E

Explicação:

A afirmativa I é falsa, pois ”o atendimento a essa faixa etária não foi um papel atribuído ao setor educacional, mas nasceu vinculado predominantemente ao setor de assistência social, portanto com características muito mais assistencialistas do que pedagógicas” ; o que leva a afirmativa II ser verdadeira: inicialmente o atendimento à infância foi “marcado pela ideia de assistência social”; a afirmativa III é falsa, pois “’Em pleno século XXI, o país permanece com baixos indíces de atendimento das crianças entre 0 e 5 anos de idade’ (Bruel, 2010, p. 138)” ; e a afirmativa IV é verdadeira, pois: “De acordo com Côrrea [...], ‘a expressão ‘educação infantil’ no Brasil hoje diz respeito ao atendimento, em instituições coletivas, da criança de 0 a 5 anos de idade’” .

Perguntas similares