• Matéria: Biologia
  • Autor: enzoornelas8693
  • Perguntado 8 anos atrás

Um pequeno município teve sua população aumentada em cinco anos por causa da implantação de um grande empreendimento industrial. A secretária de saúde desse município observou que nesse período ocorreu um aumento da incidência de amebiase, oxiuriase e leptospirose superior a incidência máxima esperada pra essa população. Dentre essas doenças, a amebiase destacou - se devido ao significativo número de indivíduos acometidos. a ) Explique um medida profilatica que atenderia de modo eficiente toda a população do município; b) descreva o ciclo biológico do agente etiológico

Respostas

respondido por: viniciusrm19
626
Olá!

a) Uma importante medida prefilática para evitar a amebíase seria o tratamento da água, para que se prevenisse a utilização de água do poço por esta população.


b) O ciclo biológico do agente etiológico acontece da seguinte forma. O primeiro passo é a ingestão dos cistos da ameba por meio da alimentação ou por meio da água contaminada, que irão se depositar no intestino grosso. Neste órgão, ocorrerá o rompimento dos cistos, que formarão quatro amebas. A partir de então, a ameba ficará em um estado vegetativo (trofozoíto) simplesmente acumulando nutrientes por meio de pseudópodes (fagocitose) até formar novamente os cistos e ser eliminada pelas fezes, para continuar o seu ciclo.

Espero ter ajudado, bons estudos!
respondido por: luizasouzasouza490
17

Resposta:

A) As medidas profiláticas, começa com melhores condições de higiene e saneamento básico; lavar as mãos, higienizar os alimentos, ingestão de água potável, uso de preservativos.

Explicação:

B) O ciclo de vida do protozoário causador da amebíase começa quando o indivíduo ingere os cistos. Estes passam pelo estômago até chegarem no intestino delgado. Interessante notar que eles são muito resistentes , uma vez que sobrevivem aos ácidos estomacais. Dali, migram para o intestino Grosso, onde ficam aderidos à mucosa do intestino. Se alimentam de células intestinais, bactérias benéficas presentes nos intestinos e do bolo fecal, ao mesmo tempo em que vão criando colônias.

Perguntas similares