Respostas
Os efeitos dos anestésicos têm origem do seu poder de suprimir a atividade neuronal por todo o sistema nervoso central, que abrange o cérebro e a medula espinhal e controla a frequência cardíaca e a respiração. Excitabilidade reduzida, perceptível pelos tempos de resposta mais longos, fala arrastada e movimentos diminuídos são efeitos colaterais possíveis.
Muitas estruturas cerebrais envolvidas na formação da memória, entre elas o hipocampo, a amígdala, o córtex pré-frontal e as áreas sensoriais e motoras podem exibir alterações provocadas pela anestesia. Ausência de lembrança do período em anestesia pode ocorrer.
Reações alérgicas, problema de perda do volume sanguineo, perda de sangue dos vasos sanguineos, parada cardiaca e cardia respiratória, supertenção maligna, aumento da temperatura do corpo, dificuldade em reverter o efeito dos anestésicos.
Quando aplicada em crianças, a anestesia geral pode causar fadiga, tonturas, irritabilidade, inflamação da garganta, tosse, náuseas (má disposição do estômago) e vômitos. Efeitos secundários que podem ocorrer em adultos também.