• Matéria: História
  • Autor: theus120222
  • Perguntado 8 anos atrás

situação do continente africano após a 1 guerra mundial

Respostas

respondido por: brunarafaelagom
3
O período anterior à 1ª Gerra Mundial foi caracterizado pelo envolvimento das potências imperialistas européias que se envolviam em conflitos pelo controle das matérias -primas e dos mercados mundiais, principalmente sobre os territórios Afro-Asiáticos. 
O neocolonialismo também denominado como a "partilha afro-asiática" foi um processo desigual que implicou no predomínio dos ingleses e franceses sobre novas áreas conquistadas. 

A crise do Marrocos envolveu diretamente os interesses da França e da Alemanha, que disputavam ( como já dissemos acima) domínios coloniais no Norte da África. 

Uma conferência internacional em 1906 decidiu que o território marroquino pertencia à França e cedeu uma pequena faixa do litoral sudoeste da África à Alemanha. 
A tensão ,porém , chega a um novo climax em 1911, quando a Alemanha envia um navio de guerra ao porto marroquino Adagir, controlado pela França, provocando uma crise internacional. 

Após retirar suas tropas,a Alemanha acaba recebendo da França parte do território do Congo. 

Durante a 1ª guerra, ingleses e franceses(1915 ) lançaram uma ofensiva na África , tomando territórios da Alemanha. 

Após o término da 1ª Gerra Mundial. foram assinados vários tratados de Paz que refletiam o caráter imperialista da guerra. 

Em relação à África, a Inglaterra e a França receberam das Ligas das Nações, antigas colônias alemãs na África, como o Congo, sob forma de mandatos. 

Por outro lado, participaram do conflito, pela primeira vez, tropas coloniais que, ao retornar aos seus países de origem, iniciaram os movimentos nacionais de libertação em nome da própria ideologia liberal européia: começava a descolonização da África. 
Perguntas similares