• Matéria: Português
  • Autor: fpamela881
  • Perguntado 8 anos atrás

1) Mais escolas, menos presídios
É indiscutível o aumento da quantidade de jovens brasileiros que seguem a trajetória da criminalidade. Entretanto, os estudos vinculados à Criminologia têm constatado que a adesão dos jovens ao mundo do crime é potencializada pelas condições precárias de moradia, educação, remuneração, entre outros fatores.
É também visível que o sistema penal no Brasil não apresenta um viés de ressocialização. Em crise, tal sistema encontrava-se em 2009 com 446 mil presos, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), provocando a superlotação das cadeias, além de um déficit carcerário de 156 mil vagas. O interior dos presídios é uma escola para novos crimes, provoca o embrutecimento do sujeito, a falta de perspectiva de vida (dentro e fora da cadeia) e justifica o elevado índice de reincidência. Se o sistema penal não é efetivo em relação aos adultos, por que o seria em relação aos adolescentes?
É urgente que se estabeleçam prioridades mais sábias e que o investimento nos direitos básicos, como a educação de qualidade, por exemplo, seja o foco principal das nossas lideranças. Somente assim, em vez de pensarmos em punir e reabilitar os criminosos, ou em reduzir a maioridade penal, poderemos pensar na formação integral de nossas crianças.
(Ada Magaly Matias Brasileiro)

A tese principal que pode ser construída pelo leitor deste texto é:

Respostas

respondido por: thaisajdtp6fdol
16
c) Em vez de priorizar a construção de presídios, o Brasil deveria investir em escolas.
respondido por: mauesgalvao
4

Resposta:

Resposta Correta é a letra C).

Explicação:

c) Em vez de priorizar a construção de presídios, o Brasil deveria investir em escolas.

RESPOSTA CORRETA

A tese foi contemplada tanto no título quanto na conclusão do texto.

Perguntas similares