• Matéria: História
  • Autor: nicoleleonel08p6097h
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia o texto a seguir:

Proposta socialista discutidas na Europa desde o século XVII, ganharam impulso a partir do século XIX, com as ideias desenvolvidas por Friedrich Engels e Karl Marx, precursores do “socialismo científico” em oposição ao “socialismo utópico”. O socialismo consistiria numa fase de transição entre a sociedade capitalista e a comunista. Nesta etapa, todos os princípios da sociedade capitalista deveriam ser abolidos, e o Estado seria controlado pelo proletariado. A existência do Estado seria justificada pela necessidade de destruir as marcas deixadas pelo capitalismo e defender os trabalhadores daqueles que tivessem interesse na volta do sistema capitalista. O comunismo seria a fase final e ideal, em que o ser humano realizaria a suas potencialidades, no plano individual e social. Na sociedade comunista, o Estado deixaria de existir.

Adaptado de BREUD, Michel. História do Capitalismo: De 1500 aos nossos dias. São Paulo: Brasiliense, 1987.




Segundo o texto:


(A)
O socialismo científico defende que o setor industrial deveria ser administrado por cientistas enquanto o comunismo defende o fim da propriedade privada.

(B)
O Socialismo utópico e científico tem os mesmos princípios e só se diferem pela época em que surgiram.

(C)
O socialismo científico defende a intervenção do Estado para implantação do projeto social/econômico enquanto o comunismo seria a etapa final do socialismo, quando o Estado deixaria de existir.

(D)
Não há diferenças entre socialismo utópico, científico e comunismo, pois todos esses projetos sociais defende a manutenção do poder nas mãos dos operários.

(E)
O socialismo utópico seria uma fase de transição entre a sociedade capitalista e a comunista. Nesta etapa, todos os bens estatais passariam para o poder privado como forma de melhor administrá-los.

Respostas

respondido por: C4bouae
5
a resposta está certa
respondido por: flaviojunio1
4
a (c) está certa ok



Perguntas similares