Respostas
É um problema em que a glândula da tireoide não produz hormônios tireoidianos suficientes que o organismo precisa. Acomete mais as mulheres, aumentando os casos conforme o avanço da idade; pesquisas mostram que 5 milhões de brasileiros tem a doença.
A glândula da tireoide é um órgão do sistema endócrino e está localizada na região anterior do pescoço, ao redor da traqueia. E mesmo com o seu tamanho médio sendo de 15 ml (menos da metade de um copinho de café descartável) ela é responsável pela produção de dois hormônios:
PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)Triodotironina (T3).Tetraiodotironina (T4).Estes hormônios controlam como cada célula do corpo gasta energia, ou seja, o metabolismo.
Se não for tratado, o hipotireoidismo nas crianças poderá causar atraso grave do crescimento e retardo mental. Na vida adulta, leva à depressão generalizada das funções orgânicas.
Ainda não existe prevenção para o Hipotireoidismo, o mais próximo disso é a triagem neonatal com o teste do pezinho para detecção do hipotireoidismo congênito. E existem exames simples para o diagnóstico da doença e seu tratamento com o hormônio