• Matéria: Química
  • Autor: invisível4
  • Perguntado 8 anos atrás

G1 - ifsul 2016) No interior do tubo da lâmpada fluorescente existem átomos de argônio e átomos de mercúrio. Quando a lâmpada está em funcionamento, os átomos de Ar ionizados chocam-se com os átomos de Hg. A cada choque, o átomo de Hg recebe determinada quantidade de energia que faz com que seus elétrons passem de um nível de energia para outro, afastando-se do núcleo. Ao retornar ao seu nível de origem, os elétrons do átomo de Hg emitem grande quantidade de energia na forma de radiação ultravioleta. Esses raios não são visíveis, porém eles excitam os elétrons do átomo de P presente na lateral do tubo, que absorvem energia e emitem luz visível para o ambiente.

A configuração eletrônica do elemento que possui maior eletronegatividade, dentre os elementos presentes na lâmpada fluorescente, é

A
[Ne] 3s2 3p3

B
[Ne] 3s2 3p6

C
[Xe] 6s2 4f14

D
[Xe] 6s2 4f14 5d10

E
[Xe] 6s2 4f14 5d10 6p2

Respostas

respondido por: biaams2013
10
Olá, 
a eletronegatividade é a habilidade que um elemento tem de puxar os elétrons para si, quando está participando de uma ligação. 

Na tabela periódica a eletronegatividade aumenta ao longo do período da esquerda para direita e diminui ao longo de um grupo, de cima para baixo.

Entre os elementos que foram citados na composição da lâmpada fluorescente, foram: Ar, Hg e P.

O Ar é gás nobre, e como tal, não possui grande tendência a atrair elétrons, visto que possui quatro pares de elétrons em sua camada de valência, obtendo a estabilidade eletrônica.

Entre P e Hg, o primeiro é  que tem maior eletronegatividade, pertence ao período 3 e grupo 15, está mais à direita e mais acima do grupo, se comparado com Hg que é do período 6 e grupo 12.
A configuração eletrônica do fósforo Z = 15:


1s2 2s2 2p6 3s2 3p3


ou [Ne]3s23p3.


Resposta: A.

invisível4: Obrigado!
Perguntas similares