• Matéria: Sociologia
  • Autor: rodrigues3012
  • Perguntado 8 anos atrás

ED Políticas públicas: Atividade Discursiva 1- 2018/1
Questão 1
tendo em vista o aumento do tempo de contribuição e da idade mínima para se aposentar conforme proposto pela reforma da previdência, discorra sobre essa alteração é os impactos desse aumento para os trabalhadores brasileiros.

Respostas

respondido por: ferretti
23
Olá!

A Reforma da Previdência tem como mote uma apontada crise do setor previdenciário brasileiro, muito proveniente do crescimento da população aposentada e da redução da população economicamente ativa - em nosso sistema, os que trabalham pagam pelos que estão aposentados.

A proposta atual é a de que haja pelo menos 40 anos de contribuição para o benefício integral, sendo necessário pelo menos 25 anos de contribuição para a aposentadoria ocorrer (65 anos para homens e 62 para mulheres).

Em termos gerais, o impacto mais imediato é para aqueles que estão a caminho da aposentadoria, que terão de "pagar um pedágio": a partir de 2020 a idade mínima de 55 e 53 (homens/mulheres) sera acrescida de acordo com o que faltar para a contribuição fechar.

Abraços!

Anônimo: E a questão 2, quem sabe?
florentinosantos: QUESTÃO 2:
parte1
Contrapondo a mudança da reforma, é possível afirmar que ela reduzirá a extensão e o grau de proteção social que assegura a população brasileira. Quando estabelece um único padrão de idade mínima entre trabalhadores urbanos e rurais, não leva em consideração que o padrão de vida não é o mesmo, e muitas das vezes o trabalho rural afeta mais a saúde do trabalhador.
florentinosantos: Além de que, somando a idade mais a contribuição seria necessário trabalhar desde os 16 anos de idade por 49 anos interruptamente, o que é praticamente impossível na crise em que vivemos, e cada ano de contribuição perdido acaba sendo um ano acrescentado a idade, ou seja, caso o trabalho seja iniciado aos 20 anos de idade e não aos 16,
florentinosantos: o tempo para aposentadoria não seria mais de 65 anos de idade e sim de 69, onde muitos nessa idade não estão mais em condições de saúde para continuarem exercendo sua profissão.
É nítido que a mudança da reforma não leva em consideração as situações reais do país e de seus trabalhadores, como a saúde, o bem estar, com o futuro. Ficando claro que a única preocupação é com a economia de recursos.
Perguntas similares