• Matéria: Pedagogia
  • Autor: soniabetarelip54prn
  • Perguntado 8 anos atrás

tensao entre gramatica normativa e linguagem cotidiana, porque essa tensao pode dar origem a pratica elitista e dicriminatória

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
1
Olá,

 Sabemos que a linguagem é muito importante para a construção da sociedade, mas sabemos também que o conhecimento é algo desigual entre as mais diversas pessoas algumas possuem mais oportunidade e outras muito menos, o que causa as divergências e tensões entre as gramáticas utilizadas pela população.

 O preconceito linguístico de quem teve oportunidades os faz sentirem melhores do que os que não puderam frequentar escolas, assim fazendo com essas últimas pessoas sejam desprezadas e discriminadas pelas outras. 
respondido por: tamyresdejesus
1

A tensão entre gramática normativa e linguagem cotidiana, infelizmente, continua sendo algo bastante atual nos dias de hoje.

É de conhecimento geral que as oportunidades de estudo e emprego não são iguais para todos. Enquanto alguns estudam nas melhores escolas da região, outros não possuem a opção de estudar, visto que precisam trabalhar para sustentar suas famílias. Logo, é compreensível que as duas pessoas em questão adquiram formas distintas de se comunicarem.

O preconceito linguístico comumente ocorre de uma classe mais alta em relação a uma mais baixa, quando esta não usa a dita normal culta para se comunicar, seja errando os plurais, a pronúncia das palavras ou ao utilizar gírias próprias de sua região.

É interessante lembrar que a linguagem é viva, se transformando continuamente naqueles e por aqueles que a usam. Assim, na comunicação cotidiana, o que deve ser preconizado é a clareza da mensagem.

Para mais conteúdo sobre a norma culta da linguagem, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/1174683

https://brainly.com.br/tarefa/11944920

Anexos:
Perguntas similares