• Matéria: Biologia
  • Autor: BreBiebs
  • Perguntado 8 anos atrás

Descreva em poucas linhas a relação entre os seres vivos e não vivos. Pode ser um exemplo.

Respostas

respondido por: joiane10
0
os seres vivos precisam dos seres não vivos: a água não tem vida, porém quem mora na água possui vida, como os peixes e as plantas aquáticas.
respondido por: luanachaves201p49fev
0

SUGESTÃO E ORIENTAÇÃO DE AULA SOBRE AS INTERAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS

As interações biológicas podem ser didaticamente trabalhadas com ênfase aos componentes vivos e não-vivos de um ecossistema, sendo importante o professor explanar as influências intra e interespecíficas das populações envolvidas em eventos ecológicos que causam benefícios ou malefícios a um organismo ou ao grupo a que pertence, observando aspectos como: 

- Reconhecer as principais relações entre os seres vivos;


- Desenvolver a observação crítica nos alunos no que se refere às interações que ocorrem entre os seres vivos na natureza; 
- Salientar a importância das relações entre os seres vivos para a sobrevivência dos mesmos; 
- E evidenciar a relação existente entre os organismos vivos e o meio através de exemplos. 


RELAÇÕES HARMÔNICAS 

Mutualismo: é uma relação entre indivíduos de espécies diferentes, as duas espécies envolvidas são beneficiadas e a associação é necessária para a sobrevivência de ambas. Um bom exemplo dessa relação é a associação de algas e fungos formando os liquens. Neste caso os fungos abrigam as algas e as mesmas alimentam os fungos. 

Protocooperação: é uma relação entre indivíduos de espécies diferentes, elas podem viver de modo independente sem que isso possa prejudicá-las. Na natureza, um exemplo é o de mamíferos e búfalos que são aliviados de seus carrapatos por pássaros, que comem esses parasitas. 

Colônias: são relações entre indivíduos da mesma espécie (isomorfas) ou de espécies diferentes (heteromorfas), ligados fisicamente entre si, ocorrendo ou não divisão de trabalho. 

Com divisão de trabalho → caravela (celenterado); 
Sem divisão de trabalho → agrupamento de bactérias. 

Comensalismo: relação entre indivíduos de espécies diferentes, onde apenas uma delas se beneficia sem, no entanto, prejudicar ou beneficiar a outra. Nesse tipo de relação, o comensal se alimenta daquilo que é rejeitado pela outra espécie. 
Trata-se de uma relação observada entre o urubu e o homem. O urubu alimenta-se dos restos deixados pelo homem em lixões e aterros. 

Inquilinismo: nesta associação mantida por indivíduos de espécies diferentes, apenas uma se beneficia sem prejudicar a outra. O inquilino (espécie beneficiada) obtém abrigo ou ainda suporte no corpo da espécie não beneficiada (hospedeiro). Um exemplo desse tipo de relação é o das bromélias e orquídeas que se fixam no tronco das árvores. 

Sociedade: é um tipo de relação entre indivíduos da mesma espécie, sem união física, porém caracterizada pela divisão de trabalho. As sociedades das abelhas, das formigas e dos cupins são bons exemplos deste tipo de relação. 

RELAÇÕES DESARMÔNICAS 

Competição: relação em que organismos da mesma espécie ou de espécies diferentes disputam por recursos do meio que não existem em quantidades suficientes para todos (alimento, território, reprodução, luminosidade). 

Competição territorial → demarcação de área por alguns mamíferos: cães e lobos; 
Competição por luminosidade → plantas de uma floresta densa para realização de fotossíntese; 
Competição por alimento (nutrientes) → plantas cujas raízes atingem a mesma profundidade no solo. 

Canibalismo: uma relação que envolve indivíduos da mesma espécie, onde um deles mata o outro para se alimentar. 
Exemplos de canibalismo → a viúva-negra (aranha) e a fêmea do louva-a-deus, devoram o macho após a cópula (ato sexual). 

Predatismo: relação mantida por indivíduos de espécies diferentes, na qual um organismo captura e mata outro para se alimentar. 

Carnívoros → gavião, cascavel e onça; 
Herbívoros → gafanhoto, boi e cavalo. 

Parasitismo: relação ecológica entre indivíduos de espécies diferentes, onde uma espécie é beneficiada (o parasita) e a outra é prejudicada (o hospedeiro). Os parasitas podem viver sobre (ectoparasita) ou dentro (endoparasita) do corpo do hospedeiro. 

Ectoparasita → piolho e o homem; 
Endoparasita → lombriga e o homem.

Por krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola

Biologia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  by Taboola Sponsored Links Recomendado Para VocêMilionários em Vitoria estão desesperados para tirar este vídeo do ar porque muita gente está lucrandoNegócio em 21 DiasRespire fundo antes de ver como Daryl Hannah está neste momentoInvestment GuruEspecialista revela como estudar e memorizar tudo em VitoriaRenato Alves MemorizaçãoOstentação: 8 melhores presentes que jogadores já deramDesafio MundialMulher vence varizes de forma rápida em VitoriaVarifixChame sua dupla para o bolão da Dupla! Veja mais!CaixaPoliglota brasileiro cria método para falar inglês com 21 minutos por dia e vira febre na internetMétodo Inglês RápidoEbook custava R$49,00 agora custa R$0,00! Baixe o seu!Como Aprender Inglês - O guia definitivoSaiba como é fácil limpar no nome na SerasaSerasa ConsumidorARTIGOS RELACIONADOSESTRATÉGIAS DE ENSINOConfeccionando um boneco ecológicoESTRATÉGIAS DE ENSINOAdaptações dos Seres Vivos | Orientação de AulaPUBLICIDADE
Perguntas similares