Devido aos conflitos entre católicos e os escolanovistas em 1932 foi Publicado o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, assinado por 26 educadores, entre eles: Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira. O documento defendia, dentre outras coisas: A a) educação majoritariamente privada que daria às famílias a possibilidade de escolher qual postura pedagógica seria a melhor para seus filhos. B b)educação obrigatória, pública, gratuita e leiga como dever do Estado, a ser implantada em um programa de âmbito nacional; superação do caráter discriminatório da educação. C c) a educação religiosa como parte integrante dos currículos escolares. D d) educação moral e cívica para a formação de cidadãos conscientes de seus deveres na sociedade. E e) educação física, artes e linguas estrangeiras nos currículos escolares obrigatórios.
Ps: precisa justificar a resposta
Respostas
Resposta:
Explicação: A educação pública é compreendida como responsabilidade do Estado, que consequentemente serviria de pano de fundo para as perspectivas de uma escola única. Ou seja, se a educação é para todos, então, as classes populares não beneficiadas pelas escolas privadas, teriam uma escola comum às instituições privadas e assim de forma igualitária. A defesa da laicidade está relacionada à uma luta travada contra o ensino religioso, predominante no Brasil em boa parte das escolas existentes, pelo respeito à personalidade que se forma dentro da escola, longe de confrontos religiosos e desrespeito pela presença ou não de crenças. Segundo o Manifesto, a gratuidade é dependente da obrigatoriedade, pois, o Estado não pode tornar o ensino obrigatório e igual para todos se este não for gratuito e atender a todos os níveis econômicos e sociais presentes na nação.
Pela análise do texto da questão temos que a resposta certa é a letra b, qual seja: b)educação obrigatória, pública, gratuita e leiga como dever do Estado, a ser implantada em um programa de âmbito nacional; superação do caráter discriminatório da educação.
Isso porque o texto do enunciado diz respeito as perspectivas relacionadas a escola nova.
Nesse sentido, temos que o ensino antigamente era voltado apenas para pessoas com boa condição de renda.
Assim, tínhamos uma educação bastante tecnicista que pouco possibilitava a participação crítica do aluno.
Logo, as ideias trazidas pela nova escola vieram no sentido de possibilitar uma educação mais democrática.
espero ter ajudado!