• Matéria: História
  • Autor: lili7146
  • Perguntado 10 anos atrás

 URGENTE, me ajudem por favor
Logo ao chegar, durante sua breve estada na Bahia, Dom João decretou a abertura dos portos do Brasil às nações amigas. Mesmo sabendo-se que naquele momento a expressão “nações amigas” era equivalente à Inglaterra, o ato punha fim a trezentos anos de sistema colonial”.
Explique por que, naquele momento, essa medida interessava à Coroa portuguesa.

Respostas

respondido por: EvellyFerreira
17
Com a abertura dos portos , que na pratica queria dizer que a Inglaterra poderia vender seus produtos manufaturados aqui,
Tal ato findou trezentos anos do pacto colonial. O Rio de Janeiro tornou-se o porto de entrada dos produtos manufaturados ingleses.

PS: No pacto colonial que vigorava antes da abertura dos portos a colônia (Brasil e demais) só podia negociar com Portugal e Portugal negociava com Inglaterra (atravessador) depois da abertura dos Portos Inglaterra vendia e comprava direto do Brasil

lili7146: Ok, mas essa medida favorecia a Coroa Portuguesa porque legalizava o contrabando já existente entre a Colônia e a Inglaterra e recebia os devidos tributos, as rendas alfandegárias?
EvellyFerreira: Na verdade, creio que os tributos sobre os produtos para a Inglaterra eram menores do que para outras "nações amigas" , então, de certa forma realmente legalizava.
lili7146: Ok, obrigado
respondido por: urutonemai
3

Resposta:

letra b

Explicação:

O texto refere-se à abertura dos portos, que pôs fim ao acordo exclusivo comercial português no Brasil, sendo o primeiro passo para o processo de independência.

Perguntas similares