• Matéria: Biologia
  • Autor: ceramicanovapastora
  • Perguntado 8 anos atrás

4 tipos de celula sao encontradas no tecido osseo. explique o conceito e a funcao de cada uma?

Respostas

respondido por: regianeregi180
0
Tipos de celulas ósseas osteócito, osteoclasto, e osteoblasto.
Anexos:
respondido por: raphaelsmf89
1

Resposta:

ExplicO tecido ósseo (TO) tem a função de sustentação e ocorre nos ossos do esqueleto dos vertebrados. A rigidez do osso ocorre graças à presença de matriz rica cálcio, fósforo e magnésio. Essa matriz também é rica em fibras colágenas, que fornecem certa flexibilidade ao osso.

O TO também é rico em vasos sanguíneos e por ser uma estrutura inervada e irrigada, apresentam sensibilidade, alto metabolismo e capacidade de regeneração. Quando se olha internamente um osso, percebe-se que ele é formado por duas partes: uma sem cavidades, chamada osso compacto, e outra com muitas cavidades que se comunicam, chamada osso esponjoso.

O osso é formado por inúmeras unidades, chamadas sistemas de Havers. Cada sistema apresenta camadas concêntricas de matriz mineralizada, depositadas ao redor de um canal central onde existem vasos sanguíneos e nervos que servem o osso. Os canais de Havers comunicam-se entre si, com a cavidade medular e com a superfície externa do osso por meio de canais transversais ou oblíquos, chamados canais perfurantes (canais de Volkmann). O interior dos ossos é preenchido pela medula óssea, que pode ser de dois tipos: amarela, constituída por tecido adiposo, e vermelha, formadora de células do sangue.

As células ósseas ficam localizadas em pequenas cavidades existentes nas camadas concêntricas de matriz mineralizada. Quando jovens, elas são chamadas osteoblastos e apresentam longas projeções citoplasmáticas, que tocam os osteoblastos vizinhos. Ao secretarem a matriz intercelular ao seu redor, os osteoblastos ficam presos dentro de pequenas câmeras, das quais partem canais que contêm as projeções citoplasmáticas.

Quando a célula óssea se torna madura, transforma-se em osteócito e seus prolongamentos citoplasmáticos se retraem, de forma que ela passa a ocupar apenas a lacuna central. Os canalículos onde ficavam os prolongamentos servem de comunicação entre uma lacuna e outra, e é através deles que as substâncias nutritivas e o gás oxigênio provenientes do sangue até as células ósseas.

Além dos osteoblastos e dos osteócitos, existem outras células importantes no tecido ósseo, que são os osteoclástos, que são células responsáveis pela remodelação óssea que ocorre ao longo do crescimento de um osso ou em condições que favoreçam a reabsorção óssea, como a osteoporose ou a remodelação de uma região de fratura. Ficam localizados em regiões chamadas lacunas de Howship e podem ser requisitados para outras regiões do osso de acordo com a necessidade. Essas células são especialmente ativas na destruição de áreas lesadas ou envelhecidas do osso, abrindo caminho para a regeneração do tecido pelos osteoblastos.ação:

Perguntas similares