• Matéria: Psicologia
  • Autor: gabigabrielli6439
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia as citações abaixo: A) “Toda a nossa sabedoria consiste em preconceitos servis; todos os nossos costumes são apenas sujeição, coação e constrangimento. O homem civil nasce, vive e morre na escravidão: quando nasce, é costurado em uma manta; quando morre, é fechado em um caixão; enquanto ele conserva a figura humana, é acorrentado pelas nossas instituições” (ROUSSEAU, 1966, p. 43). B) “A criança representa o ser humano menos modificado pela ação socializadora da cultura. Consequentemente, ela está mais próxima da natureza do que o adulto. Além disso, a natureza sendo percebida como um estado de perfeição, a criança é pois mais perfeita do que o adulto. Se se deseja conservar essa pureza, é preciso, logicamente, educar a criança segundo a sua natureza de criança; o que equivale a tomar a natureza como guia” (MARTINEAU, S. 2010, p. 164). Observe os enunciados a seguir relacionados ao pensamento educacional de Rousseau e avalie a relação propo

Respostas

respondido por: isaacpereira78ou4yst
0
cu de bodeO aparelho psíquico, ou somente psique, é o nome dado ao método estrutural proposto por Freud. Primeiramente foi dividido em inconsciente, pré-consciente e consciente, o que posteriormente foi modificado e dividido em três elementos que unidos trabalham nas ações e reações, o Id, Ego e Superego. 

O Id, instinto primitivo, bastante destacado em crianças é a forma irracional da mente que faz as pessoas agirem de forma impulsiva e irracional, ou seja, é a forma de ação e reação onde a pessoa se expressa sem ao menos pensar. Como dito anteriormente, o Id é bastante visto em crianças porque essas agem irracionalmente, por exemplo, quando uma criança deseja um brinquedo não pensa duas vezes antes de cair no chão e espernear até que o responsável faça sua vontade. É a manifestação do Id.

O Ego, denominado equilibrador das forças irracionais e racionais, age sempre pressionado pelo Id e pelo Superego cabendo a ele a dosagem entre as vontades liberadas pelo Id e entre as limitações liberadas pelo Superego. É a parte consciente do aparelho psíquico que faz com que um indivíduo consiga regular suas ações e reações. 

O Superego, denominado repressor do Id, atua influenciado por regras, crenças, leis morais, ética e outros métodos que nos são ensinadas no decorrer da vida e limitam as ações e reações, fazendo com que pensemos nas conseqüências. A partir de suas influências, busca através do Ego reprimir o Id para que nenhuma ação e reação sejam realizadas irracionalmente. 

Tal divisão acima citada foi uma remodelação feita entre 1920 e 1923 para distinguir o inconsciente do consciente. 

Perguntas similares