(Enem) Leia atentamente o trecho de uma música de Caetano Veloso e, em seguida, Assinale a alternativa correta. Um amor assim delicado você pega e despreza não o devia ter desprezado Joelha e não reza dessa coisa que mete medo pela sua grandeza não sou único culpado disso eu tenho certeza princesa surpresa você me arrosou serpente nem sente que me envenenou senhora, e agora me diga onde eu vou senhora serpente princesa (... ) (A) o texto remete ao lirismo trovadoresco presente nas cantigas de amigo (B) o texto apresenta uma clara postura de vassalagem amorosa (C) o texto é moderno, com referência clara às raízes da poesia palaciana (D) a presença do vocativo senhora remete ao amor platônico, típico do período feudal (E) o homem posiciona -se como um herói perante a mulher amada
Respostas
a) Falsa. Nas cantigas de amigo o eu-lírico era feminino.
b) Falsa. A mulher é idealizada na vassalagem amorosa, o que não é o caso apresentado no trecho da música.
c) Falsa. Não há indicação de poesia palaciana no trecho de música.
d) Verdadeira. Além de senhora, também é usado o tratamento "princesa", o que ressalta as inspirações medievais para a letra da música.
e) Falsa. O eu-lírico mostra-se perdido, não heroico.
Como apenas a alternativa d é verdadeira, trata-se da resposta da questão.
As palavras "Princesa" e "Senhora" sugerem as inspirações do período feudal que é situado na idade média, onde se consolidou a ideia de amor platônico, portanto se conclui que a resposta correta é a LETRA D.
Explicação
O amor platônico na era feudal, também conhecido como amor cortês, estava fortemente relacionado à cavalaria que daria origem ao termo cavalheirismo, um termo que foi cunhado nos últimos anos para descrever os atributos comportamentais comuns que os cavaleiros possuíam não apenas nos campos de batalha, mas também na vida social. Atualmente, o termo é usado principalmente para descrever como os cavaleiros deveriam se comportar em relação às damas da nobreza; eles não se aplicavam a mulheres camponesas.
As convenções do amor cortês eram frequentemente transmitidas em narrativas poéticas contadas por trovadores. Os trovadores eram poetas viajantes. Eles costumavam ficar no mesmo lugar por períodos longos, entretendo a nobreza em uma área sob o patrocínio de um membro rico da aristocracia. O trovador visitava vários lugares e contava ou cantava sua poesia romântica, normalmente cantando sobre amor, fazer a corte e endeusamento da mulher nobre, não possuindo conteúdo sexual.
para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/1789608
Grande Abraço