• Matéria: História
  • Autor: vocttorOliveira
  • Perguntado 8 anos atrás

desenvolvimento e conclusão sobre a guerra dos mascates

Respostas

respondido por: diogomestre
2
 

A Guerra dos Mascates foi uma rebelião de caráter nativista, ocorrida em Pernambuco entre os anos de 1710 e 1711, que envolveu as cidades de Olinda e Recife.

 

Contexto histórico

 

Com a expulsão dos holandeses do Nordeste, a economia açucareira sofreu uma grave crise. Mesmo assim, a aristocracia rural (senhores de engenho) de Olinda continuava controlando o poder político na capitania de Pernambuco.

 

Por outro lado, Recife se descolava deste cenário de crise graças à intensa atividade econômica dos mascates (como eram chamados os comerciantes portugueses na região). Outra fonte de renda destes mascates eram os empréstimos, a juros altos, que faziam aos olindenses.

 

Causas da Guerra dos Mascates

 

- Disputa entre Olinda e Recife pelo controle do poder político em Pernambuco.

 

- Crise econômica na cidade de Olinda.

 

- Favorecimento da coroa portuguesa aos comerciantes de Recife.

 

- Forte sentimento antilusitano, principalmente entre a aristocracia rural de Olinda.

 

- Conquista da emancipação de Recife, através de Carta Régia de 1709, que passou a ser vila independente, conquistando autonomia política com relação à Olinda. A aristocracia rural de Olinda temia que Recife, além de ser o centro econômico, passasse a ser também o centro político de Pernambuco.

 

Objetivos

 

- Os olindenses queriam manter o controle político na região, sobretudo com relação à próspera cidade de Recife.

 

- Os olindenses queriam que a coroa portuguesa mantivesse Recife na condição de povoado.

 

- Os olindenses não queriam que a coroa portuguesa continuasse privilegiando os mascates (comerciantes de Recife). Logo, defendiam a igualdade de tratamento.

 

Como foi e fim do conflito

 

Em 1710, havia um clima de hostilidades e tensão entre as duas cidades pernambucanas. Neste ano, os olindenses invadiram Recife dando início a Guerra dos Mascates. Num primeiro momento da guerra, os olindenses levaram vantagem, porém, em 1711 os recifenses (mascates) se organizaram e invadiram Olinda, destruindo vilas e engenhos na cidade. A guerra terminou em 1711 após a coroa portuguesa nomear, para governador de Pernambuco, Félix José machado .


Bom estudo !!!¡

respondido por: enny171
2

Esta pesquisa nos fez compreender que a Guerra dos Mascates foi uma luta travada entre as cidades de Olinda e Recife, nos anos de 1710 e 1711. Os pernambucanos proprietários de engenhos viam com desconfiança a prosperidade de Recife, onde residiam os mascates, como eram designados os comerciantes portugueses, resultando forte animosidade. Os comerciantes de Recife apelaram para D.João e ele atendeu ao pedido dos comerciantes, mas os senhores de engenho não aceitaram a sua decisão. Organizaram uma rebelião e, liderados pelo proprietário de engenho Bernardo Vieira de Melo, invadiram Recife. Sem condições de resistir, os comerciantes mais ricos fugiram para não serem capturados. Esse luta, em 1710 ficou conhecida como guerra dos mascates. Em 1711, o governo português interveio na região, reprimindo duramente os revoltosos. Bernardo Vieira de Melo e outros lideres foram presos e condenados ao exílio. Os mascates reassumiram suas posições, e Recife tornou-se a capital de Pernambuco. 

vocttorOliveira: ajudou muito,muito obrigado
diogomestre: de nada
enny171: De nada
Perguntas similares