Respostas
À Revolução de 1930, que amplioua influência política dos grupos socioeconômicos não ligados ao sistema agrário-exportador;
À política adotada pelo governo de Vargas para combater os efeitos da crise sobre o setor cafeeiro;
À existência de um parque industrial que, embora ocupasse posição secundária no sistema econômico, já apresentava certo porte e diversificação.
A nova política de defesa do café
Embora a Revolução de 1930 tivesse derrubado do poder a oligarquia cafeeira, a cafeicultura continuava sendo o principal setor da nossa economia. Assim, diante dos efeitos da Crise de 1929, o governo Vargas teve de adotar medidas para a defesa do café. O governo emitia dinheiro, comprava o café e, em seguida, queimava o produto. Os resultados foram amplos, defenderam a economia como um todo e permitiram que o Brasil fosse um dos primeiros países do mundo a superar os efeitos da Grande Depressão.
A superação da crise pelo Brasil não foi casual. O fundamental foi, internamente, a nova composição de forças no poder, e externamente, o fato de nossos tradicionais aliados, estarem muito ocupados enfrentando a Grande Depressão. Isso nos deu maior liberdade de movimentos, permitindo a adoção de políticas econômicas mais favoráveis aos interesses brasileiros.
A industrialização por substituição de importâncias
Por conta da Crise de 1929, as exportações brasileiras caíram sensivelmente, reduzindo-se também nossa capacidade de importar. No entanto, a política de defesa do café permitiu à economia nacional recuperar-se rapidamente, e já por volta de 1932-1933, o poder de compra do nosso mercado consumidor interno estava restabelecido.
A procura de produtos industriais era maior do que a oferta, então ocorreu o início de nosso processo de industrialização, os industriais brasileiros trataram de aumentar sua produção (os industriais já tinham as máquinas, os equipamentos e as instalações necessárias, apenas começaram a utilizar normalmente a capacidade instalada, e as indústrias aumentariam sensivelmente sua produção). Assim, iniciamos, no Brasil, um processo de industrialização por substituição de importações.
Durante boa pare da década de 1930, a indústria cresceu por meio do aproveitamento de sua capacidade ociosa. Quando foi totalmente aproveitada, o setor industrial pôde continuar devido a burguesia industrial que já tinha acumulado lucros suficientes para poder investirar na ampliação das fábricas; o fechamento de grande número de indústrias nos Estados Unidos, que devido à Grande Depressão, permitia a importação de máquinas seminovas, a preços baixos; e a política seguida pelo governo Vargas que incentivava e protegia o setor industrial.
A industrialização era, portanto, irreversível
Resposta:
Foi criado o Conselho Nacional do Café (CNC) em 1931. Para conter a queda no valor do café, o governo decidiu realizar a compra das sacas que estavam paradas para aumentar o valor do café no mercado internacional. As sacas que foram compradas pelo governo eram incendiadas. Essa prática estendeu-se durante treze anos, resultando na destruição de 78,2 milhões de sacas de café.
Explicação: