• Matéria: História
  • Autor: albapimentelp64gr4
  • Perguntado 8 anos atrás

Sérgio Buarque de Holanda define, em um célebre trecho do seu livro "Raízes do Brasil", que o brasileiro é um homem cordial. No entanto, essa definição não expressa um elogio às especificidades do caráter brasileiro. Explique o que significa a definição de homem cordial elaborada por Sérgio Buarque de Holanda e descreva algumas consequências sociais geradas por essa característica.


Instruções

Elabore um texto de no mínimo 10 linhas.

Não se esqueça de reler seu texto, verificando se ele está de acordo com as normas cultas da língua portuguesa, se ele está claro (coeso e coerente) e se ele não contém longas passagens em letras maiúsculas. Além disso, é importante que todas as suas contribuições sejam autorais, ou seja, que você use apenas suas palavras para compor seus textos. Se você optar por usar palavras de outros autores, não se esqueça de fazer as devidas referências: coloque a passagem entre aspas e indique sua fonte. Textos compostos por trechos não autorais que não forem devidamente identificados não serão considerados para nota.

Respostas

respondido por: pissurnof
2
Olá, tudo bem? Escrito por Sérgio Buarque de Holanda, Raízes do Brasil é um livro de 1936 que qualifica o homem cordial como sendo o fruto evolutivo familiar ao estilo português para um Estado estrutural com bases frouxas. Aqui, existe enorme importância de prestígio pessoal e dificuldade em estabelecer uma estrutura política colonial espontânea, gerando uma sociedade onde o trabalho é repulsivo, ao mesmo tempo em que a obediência é virtuosa.

Ao iniciar-se a transição para a Era Industrial, a ética racional costumeira foi transformada, no Brasil, na ética emotiva, onde o privado invade e muitas vezes domina o público. Em última instância, isso transforma a República em uma plutocracia
Perguntas similares