Respostas
O Brasil foi invadido pelos holandeses por duas vezes. A primeira invasão foi em 1624, onde ocorreu a posse de Salvador. A segunda invasão foi em 1630, onde os holandeses tomaram Pernambuco por 24 anos, controlando assim quase todo o nordeste.
De todas as regiões do Nordeste, a mais próspera em produção de açúcar no mundo era Pernambuco, se tornando um alvo importante nas invasões dos holandeses.
No ano de 1637 chegou a Pernambuco o conde Maurício de Nassau,que para ali fora designado no intuito de consolidar o domínio holandês.
Maurício de Nassau foi o responsável por um grande progresso no Nordeste durante sua administração: criaram-se muitos hospitais, asilos e várias ruas foram ladrilhadas.
Após a partida de Maurício de Nassau, intensificaram-se os conflitos entre os senhores de engenho e os comerciantes holandeses, pois devido a várias intempéries os senhores de engenhos não estavam conseguindo pagar os empréstimos efetuados para as plantações.
A Companhia das Índias resolveu assumir as dívidas dos plantadores com os comerciantes, porém não o fez de graça, interveio nos engenhos confiscando a produção.
Em 1645, após muitos confrontos, finalmente os colonos portugueses - apoiados por Portugal e Inglaterra - conseguiram expulsar os holandeses do território brasileiro.
Durante o tempo em que ficaram no Brasil, os holandeses deixaram como legado várias melhorias para o país, como a implantação de uma sociedade urbana em Recife, por exemplo; a luta contra os invasores contribuiu também para a concepção do sentimento nativista no povo.
-------------------------------------------------------------------------------------
A Holanda com a invasão do Brasil passou a ter o conhecimento da produção do açúcar e tinha escravos ( Costa do Marfim) e começa a investir na produção de açúcar nas Antilhas. O açúcar antilhano tinha maior qualidade e era mais barato. Tinha maior qualidade pois era a Holanda que refinava o açúcar. Era mais barato pois o escravo luso era taxado para o senhor de engenho e o escravo holandês não era taxado. E a cana era utilizada pela Holanda com maior produtividade.
A decadência do Nordeste açucareiro é decorrente da concorrência antilhana.
Espero ter ajudado! :D