• Matéria: Administração
  • Autor: julycoelhomatos
  • Perguntado 8 anos atrás

Just-in-case ou jusnt-in-time Eis a questão?
Enunciado:
Considerando os conceitos relacionados à produção "jusnt-in-case, apresente pelo menos um exemplo prático de uma produção nesses moldes

Respostas

respondido por: thaiisandrade1
92
No sistema Just in Case, como o próprio nome já fala, é um processo quando se trabalha com um nível x de estoque, para o acaso de ocorrer algum problema a empresa terá a sua produção garantida. A gestão de um negócio pela ótica do JIC  conduz a que se produza segundo a máxima capacidade de produção dos recursos, antecipando a demanda futura sob a forma de estoques. Não se desenvolvem esforços nem para balancear as capacidades nem para eliminar as variabilidades, pois o interesse é operar o tempo todo na máxima capacidade. O ritmo de produção é ditado pela capacidade excessiva do primeiro processo, que empurra a produção em direção aos processos sucessivos, resultando inventário consideravelmente mais alto do que o necessário. Várias são as possibilidades de exemplos. A condição maior é demonstrar uma produção baseada em pedidos, com pouco ou nenhum estoque e integração com os fornecedores, sempre voltada ao aumento da produtividade e redução de custos, sem onerar a qualidade, principalmente da produção e da prestação de serviços.
respondido por: marcela306
34

Resposta:

Várias são as possibilidades de exemplos. É grande o volume de estoques pela necessidade. Just-in-case (pronto quando precisar), ao contrário de just-in-time (produção enxuta, como na Toyota), significa que a empresa sempre terá estoques para produzir o que se necessita, tendo sempre à disposição o produto que se almeja. A produção em si é sempre empurrada (push). Esse sistema já era adotado a muito tempo, desde a produção em massa de automóveis no tempo do fordismo (início do século XX), onde racionalizar e aumentar a produção era o princípio de tudo.

Explicação:

Perguntas similares