• Matéria: História
  • Autor: leticiagaribeip675gi
  • Perguntado 8 anos atrás

Três elementos considerados patrimônio cultural de Minas Gerais

Respostas

respondido por: psjeniffer
26
Igreja São Francisco de Assis

casa do baile e profetas de aleijadinhos

leticiagaribeip675gi: Obrigada
respondido por: roberta667
16
Diamantina (MG) 



A cidade foi o maior centro de extração de diamantes do mundo no século XVIII e teve papel importante na ocupação do interior do País. É uma demonstração de como os aventureiros à procura de riquezas e os representantes da Coroa Portuguesa adaptaram os modelos europeus a uma realidade local, criando uma cultura original. O centro histórico foi tombado pela Unesco em 1999.

Ouro Preto (MG) 



Rodolfo Vilela/Ministério do Turismo

Ouro Preto cresceu entre um estreito e sinuoso vale e as encostas das chamadas Minas Gerais. A riqueza da região explica o nome original, Vila Rica e capital mineira, em 1720.

A cidade tem as mais significativas obras do barroco brasileiro e foi cenário do movimento pela independência do Brasil, a Inconfidência Mineira, cujo mártir, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, tornou-se o patrono cívico do País. O conjunto arquitetônico e urbanístico foi declarado patrimônio mundial em 1980, o primeiro bem cultural brasileiro inscrito na lista da Unesco.

Congonhas (MG) 



Congonhas tem no santuário de Bom Jesus de Matosinhos, construído no século XVIII, uma das obras-primas do barroco mundial, reconhecida pela Unesco em 1985. O conjunto é formado pela igreja, em estilo rococó, adro e escadaria externa monumental decorada com estátuas de 12 profetas em pedra-sabão; e seis capelas, denominadas de Passos, ilustrando a via crucis de Jesus Cristo.

As 66 esculturas de madeira em tamanho natural, abrigadas nas capelas, compõem um dos maiores acervos de imagens sacras no mundo. As obras são de Francisco Antônio Lisboa, o Aleijadinho.


leticiagaribeip675gi: Obrigada
Perguntas similares