Uma das maiores causas de hemorragias no último trimestre da gestação é conhecida como placenta prévia. Nesta patologia a placenta está implantada no segmento útero inferior, cobrindo assim de maneira parcial ou total o orifício cervical interno. Esta pode ser classificada em três tipos: Placenta Prévia Total: neste caso a placenta cobre todo o orifício cervical interno, Placenta Prévia Parcial: neste caso a placenta cobre de maneira parcial o orifício cervical interno e Placenta Marginal ou Implantação Baixa da Placenta: quando a placenta encontra-se implantada sobre a região do orifício cervical interno, mas sem se estender além das margens, podendo apalpar na exploração digital em volta do colo do útero. Agora, analise as afirmativas:
Respostas
I- Os fatores que predispõem não são muito conhecidos, porém a alteração da pressão arterial, obesidade, diabetes gestacional são fatores que favorecem este tipo de ocorrência.
II- As manifestações clínicas são: hemorragia vaginal sem dor, que pode começar de maneira difusa, que é causada pela separação da placenta devido alterações que ocorrem no segmento uterino inferior, nos últimos meses da gestação.
III- A conduta de enfermagem deve ser: assegurar-se de que não estão presentes outras causas de hemorragia, realizar exame especular para se certificar de condições como por exemplo, laceração vaginal. Não se deve introduzir o dedo no canal cervical, providenciar exame de ultrassom para confirmação de diagnóstico e o tipo, estabelecendo também de maneira mais precisa a idade gestacional.
IV- Deve-se também solicitar tipagem sanguínea, prova cruzada e fator Rh, disponibilizar sangue, realizar transfusão quando indicado, solicitar dosagem de hemoglobina e hematócrito.
Assinale a alternativa correta:
RESPOSTA: d.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
As alternativas II, III e IV estão corretas