• Matéria: Geografia
  • Autor: PoneyCueio
  • Perguntado 8 anos atrás

Qual a importância econômica da cartografia?

Respostas

respondido por: kaline103
0
Paulo Menezes e Manoel Couto Fernandes: Face à Geografia, a Cartografia apresenta-se funcionalmente, como uma ferramenta de apoio, permitindo, por seu intermédio, a espacialização de toda e qualquer tipo de informação geográfica. Desta forma, para o geógrafo, é imprescindível o conhecimento dos aspectos básicos da cartografia bem como dos fundamentos de projeto de mapas. O cartógrafo geográfico deve ser distinto de outras áreas de aplicação da Cartografia, pois a sua representação pode ser considerada ao mesmo tempo como ferramenta e, ao mesmo tempo, produto do geógrafo.

O geógrafo como cartógrafo, deve perceber a perspectiva espacial do ambiente geobiofísico, tendo a habilidade de abstrai-lo e simboliza-lo. Deve conhecer projeções e seleciona-las; ter a compreensão das relações de áreas e também conhecimentos da importância da escala na representação final de dados e informações.

Por outro lado deve ter a capacidade, devido à intimidade com a abstração da realidade e sua representação, de avaliar e revisar o processo, visando facilitar o entendimento por parte do usuário final. É fundamental a sua participação no projeto e produção de mapas temáticos, associando também a representação de outros tipos de informações, tais como sensores remotos.

Carl Sauer em 1956 sintetiza claramente a importância da Cartografia para o geógrafo, através da seguinte citação: Mostre-me um geógrafo que não necessite deles (mapas) constantemente e os queira ao seu redor e eu terei minhas dúvidas se ele fez a correta escolha em sua vida.

Por outro lado quando se pensa em Cartografia, pensa-se praticamente só em mapas sendo. Porém Cartografia é muito mais do que simplesmente “fazer” mapas. Uma das definições que apresenta a Cartografia é devida a Fraser Taylor, na qual ela é vista como a ciência que trata da organização, apresentação, comunicação e utilização da geoinformação, sob uma forma que pode ser visual, numérica ou tátil, incluindo todos os processos de elaboração, após a preparação dos dados, bem como o estudo e utilização dos mapas ou meios de representação em todas as suas formas. Esta definição apresenta conceitos que sempre acompanharam a Cartografia, mas que não eram citados, colocando-a como uma ciência da geoinformação ou da informação geoespacial, ou seja, vinculada à superfície terrestre, seja ela de natureza física, biológica ou humana. .

Para a Geografia é também indiscutível a importância da forma de representação da informação geográfica, em essência dos mapas e da Cartografia. Através deles o geógrafo pode representar todos os tipos de informações geográficas, bem como da estrutura, função e relações que ocorram entre elas. Pela caracterização de sua aplicação em quaisquer campos do conhecimento que permitam vincular a informação à superfície terrestre. Dentro da divisão da Cartografia, um dos cartógrafos temáticos é o geógrafo por excelência, tanto por ser a Geografia a ciência mais integrativa dentro do conhecimento humano, como por ter a necessidade de visualizar os relacionamentos entre conjuntos de informações que isoladamente não permitiriam inferir conclusões.
Anexos:
Perguntas similares