Descreva em seu caderno as interações abaixo como sendo de origem gravitacional (OG), de origem elétrica (OE) ou de origem combinada entre gravitacional e elétrica(OGE)
A) Automóvel em movimento parando pela presença da força de atrito;
B) Fruta em queda livre;
C) Sensação de frescor deixada pela pasta de dente na boca;
D) Assistir a um filme;
E) Ouvir música.
Respostas
A) OGE - Dentro de qualquer automóvel, existe um equipamento chamado Alternador, que tem como função transformar a energia do movimento do carro, em energia elétrica.
A questão afirma que existe força de atrito, para que ela exista, tem que haver uma força normal, que por sua vez, é proveniente da força peso que está ligada diretamente com a força gravitacional.
B) OG - Temos aqui apenas interação gravitacional ("puxando" a maçã para baixo), por não haver nenhum fenômeno relacionado a elétrons.
C)OE - Sendo rigorosos, podemos considerar OE nessa questão, pelo fato da sensação de frescos ocorrer por uma séria de reações químicas na boa, se há reações químicas, podemos considerar que há pequenas interações eletrostáticas ali.
D)OE - Para a televisão/pc funcionar precisamos de eletricidade, não temos nenhuma interação gravitacional aqui.
E) OE - Mesmo princípio da questão anterior, aparelhos elétricos/eletrônicos precisam de eletricidade para funcionar.
Espero ter ajudado.
Resposta da A)
Interação entre um automóvel em movimento parando pela presença da força de atrito é OGE.
Dentro de qualquer automóvel, existe um equipamento chamado Alternador, que tem como função transformar a energia do movimento do carro, em energia elétrica.
Para que haja a força de atrito (Fat) que a questão diz, deve haver força gravitacional, visto que Fat = mi * N; N = m * g.
Resposta da B)
A interação de uma fruta em queda livre é OG.
É importante lembrar que sempre que temos um caso de objeto em queda livre, temos uma aceleração com valor igual à força gravitacional.
Nesse caso, não há conversão de energia gravitacional (E=mgh) em energia elétrica, portanto não é um caso de OGE.
Galileu mostrou que corpos em queda livre, mesmo os de massas diferentes, chegariam ao chão ao mesmo tempo, pois estariam sujeitos à mesma aceleração. A queda livre é, portanto, um movimento descrito pelos corpos, abandonados a uma certa altura, que acontece exclusivamente pelo efeito da gravidade local.
Resposta da C)
A interação da sensação de frescor deixada pela pasta de dente na boca é OE.
Aqui não estamos tratando de um objeto em movimento que sofra ação da força gravitacional, mas sim de uma reação química entre os componentes da pasta de dente relacionados à menta. Essa reação gera interações eletrostáticas, por isso consideramos esse um caso de OE.
O mentol está presente em balas sabor menta e hortelã e em pastas de dente. Esse composto tem a capacidade de estimular os chamados “nervos do frio”, que geralmente são ativados pela queda de temperatura (frio). Mas nesse caso, os nervos são acionados pela presença da substância em nosso organismo.
Resposta da D)
A interação ao assistir um filme é OE.
Esse caso não tem movimento de corpos que sofrem a influência da força gravitacional.
Porém, para que a televisão ligue e seja capaz de transmitir a programação, é preciso fazer uso de energia elétrica.
De forma abrangente, podemos dizer que há interação eletrônica nos feixes emitidos pelo canhão eletrônico e na tela, que é atingida por esse feixe de elétrons.
Resposta da E)
A interação que ocorre ao ouvir música é OE.
Segue o mesmo princípio do item anterior. Para ouvir música não é necessário que haja movimentação de algum corpo dependendo da força gravitacional.
Se ouvir de um aparelho, é necessário que haja energia elétrica para o funcionamento. Se ouvir de um músico na rua, tocando em seu violão acústico, a vibração provocada pelas cordas gera alterações nos elétrons até o recebimento da informação no cérebro.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/18243877