Material de apoio:
Texto:
A leitura atenta do artigos 5º e 205 das legislações:
Constituição da República Federativa do Brasil -1988, nos artigos 5º e 205, destacam os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos brasileiros.
Assim como a LDB 9394/96
em seu artigo 27, estão na base para a elaboração da presente atividade.
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.....
Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
LDB9394/96
Art. 27. Os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes:
I - a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática;
II - consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento;
III - orientação para o trabalho;
IV - promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais.
CHEGADA DOS DESIGUAIS À ESCOLA: NOVAS FORMAS DE
INCLUSÃO/EXCLUSÃO
http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2796/421
Proposta da Atividade:
Após a leitura do textos indicados, elabore um texto de 20 a 30 linhas relacionando o que está expresso na lei e o que ocorre na escola em termos de inclusão social.
Para nortear sua produção textual apresentamos as seguintes questões:
O que é inclusão social?
Aspectos importantes da lei para o cotidiano das pessoas que se encontram na condição de inclusão.
A escola viabiliza o que expressa a lei, nas ações do espaço escolar?
Observação: É para fazer um texto que contenha estes itens, não respondam os itens como se fossem questões. Não é questionário.
Respostas
Já que Inclusão Social, é oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todos os povos. Entendem-se então, que todos tem direitos, não distinguindo ou excluindo a ninguém, seja qual for sua condição ou diferença; nem por classe social, ou deficiência física ou mental, ou gênero, etnias, raças ou culturas,brasileiro ou estrangeiro.
A Legislação, tanto nas Leis as Diretrizes de Base,como Constituição Federal, garantem acesso a todos,tanto os diferentes, quanto chamados "normais".Porém, impossível não relatar que a realidade está bem longe do que se planeja,
Mesmo com as Políticas Assistenciais da Educação Inclusiva, ainda deparamos com o preconceito e o racismo( claro com um percentual menor), mas que ainda é uma realidade na nossa sociedade, que se diz miscigenada e moderna. Preconceito este, que acaba gerando os conflitos e descriminações.
Nos últimos tempo no entanto, as coisa vem mudando, os Direitos Humanos e a Política Educacional , através da Inclusão Social, vem apresentando uma nova visão aos direitos de todos, garantindo-lhes serem não só integrados, mas de fato incluídos nas praticas desportivas,averiguando as condições de cada um; tornando-os participativos em todos os aspectos da educação visando preparar o aluno para sua formação, independente de sua dificuldade.
Claro que nossas escolas sabem definir o que é Inclusão,e até possuem (ainda que poucos), recursos para fazer valer a lei, que são: integrar o aluno na sala de aula, garantindo o direito a vaga; adaptação e mudança nas metodologias do Ensino, tudo direitos adquiridos.
Porém, ainda não se tem o preparo suficientemente ideal para os docentes, integrar um aluno, não é incluí-lo. Fazer com que o aluno "diferente, fique á vontade numa sala de aula junto com os chamados "normais", e desenvolva seu aprendizado,não é uma tarefa fácil. Requer capacitação e o fundamental interesse do docente.As salas de aulas com intérpretes, de libras, a metodologia do alfabeto braile, enfim,como já mencionado, capacitação.
No entanto, o que antes parecia algo tão impossível, está sendo trabalhado, introduzido, apoiado e resguardado pelas Políticas Publicas, estamos a caminho de uma Política Educacional que abrange incluir de fato à todos, e o melhor , é que já foi dada a partida.