O poema “Navio Negreiro”, de Castro Alves, é um dos mais conhecidos da literatura brasileira. Concluído em 1868, o poeta retrata as angústias do tráfico negreiro ao longo do século XIX, no Brasil. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir:
I – O tráfico de escravos oriundos da África iniciou-se em meados do século XV e se estendeu até o século XIX com a proibição do tráfico, com a Lei Eusébio de Queiroz.
II – Os negros capturados ou negociados pelos portugueses na Costa africana eram levados para as embarcações lusitanas e distribuídos de acordo com as necessidades mercantis.
III – Homens, mulheres e crianças ocupavam o mesmo espaço nas embarcações portuguesas. Essas viagens eram marcadas pelas péssimas condições de sobrevivência, onde a fome, as doenças e até a morte se fizeram presentes.
IV – Nesse estado de “coisa”, o negro africano era visto como um mero objeto de trabalho. Caso perdesse a vida ou ficasse muito doente, era lançado ao mar durante a viagem. Todo esse processo foi alimentado por Portugal até o século XIX.
Respostas
respondido por:
3
A primeira questão tá parecendo
respondido por:
16
Alternativa E, todas estão corretas.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás