Respostas
respondido por:
4
Hoje em dia não vivemos num capitalismo tããão pesado, vivemos uma espécie de "Despotismo esclarecido", fingimos que amamos o próximo, mas visando lucros. A lei decreta algo que teoricamente seria de bom comum, mas na prática só a elite é privilegiada. Dizemos que desgostamos da desigualdade social, alguns de nós ainda se declaram marxistas, mas por fim gostam do que vêem, mesmo que inconscientemente através de arquétipos capitalistas passados através da mídia desde o início da Id. MOderna, quando surge o Mercantilismo.
Fato maravilhoso?
Cada vez mais, no nosso dia-a-dia, devemos "brigar" e nos estressarmos por tudo e por todo serviço prestado. NInguém quer trbalhar direito, apenas receber o lucro, o seu "mais-valia". O serviço, hoje em dia, só sai debaixo de pressão e ameaças! é maravilhoso todos querem lucrarem? serem cada vez mais injustos? mais influenciados e tratados apenas como uma multidão de bobos que serve apenas pra dar poder e riqueza material pra um "ditador de modas"?
Claro que eu gosto do fato de mobilidade social, mas a sociedade devia ser minimamente ética com o seu próximo. Porém a ética não estuda as coisas como são, mas como deveriam ser.
Claro que a "sociedade perfeita" é utópica (até porque a definição de perfeição é singular a cada pessoa), mas podemos formar uma sociedade melhor, não a hipocrisia do despotismo que vivemos hoje, em que muito se fala de igualdade social, ascenção das classes, mercado biosustentável (que eu, particularmente, acho impossível no mundo capitalista) e nada se faz.
POdemos analisar na socidade as grandezas inversamente proporcionais, ou melhor a incomptabilidade entre, Liberdade e Igualdade. Pode não haver igualdade no capitalismo, mas há liberdade. Pode não haver liberdade no Socialismo, mas há Igualdade. A idealização de sociedade que tenta aproximar e igualar os valores entre si é o Anarquismo, porém este será possível apenas se educarmos a nossa sociedade de acordo com o respeito mútuo e recíproco entre as pessoas mesmo em liberdade, pondo em prática, minimamente, a ética social.
respondido por:
3
sim,onde a burguesia predomina e a distribuição de classes socias.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás