• Matéria: Português
  • Autor: laribdc17
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia o trecho abaixo para responder à proposta:

“Como binômio indissociável, língua/cultura é concebido aqui como espaço colaborativo de construção de sentidos; como tal, língua e cultura são aspectos diferentes de um mesmo processo – o discurso. Concebidas assim, discursivamente, tanto a língua quanto a cultura são espaços de construção de sentidos – sentidos para os outros e para nós mesmos. Em geral, usamos a palavra língua para nos referirmos especificamente aos sistemas discursivos relacionados às estruturas e gramáticas de diferentes sistemas linguísticos, e a palavra cultura para nos referirmos aos sistemas discursivos de valores e modos de entender o mundo. No entanto, tais usos são intercambiáveis e não facilmente distinguíveis, uma vez que os sistemas linguísticos são sistemas de valores e os sistemas culturais, por sua vez, são linguísticos também. Por isso o termo língua/cultura em referência aos sistemas de construção de sentidos que se nos apresentam e que ajudamos a construir. Foucault, entretanto, utilizou um termo ainda mais abrangente para referir-se a estes sistemas: ele chamou de discursos a todos os procedimentos de construção de sentidos disponíveis para entender e agir no mundo, dentre os quais se incluem tanto língua quanto cultura.”

(Jordão, C.M. Discurso e Identidade em Língua Estrangeira: Crusoé e Sexta-feira na Sociedade em Rede. In: DOS SANTOS & ANDRELINO (orgs.). Linguagens em Interação II: leitura e ensino de línguas. Maringá: Clichetec, 2010, p.115.

Proposta: Comente, à luz das teorias de aquisição de língua/linguagem, a relação entre língua e cultura abordada na citação apresentada. (Seu comentário não deve ultrapassar 5 linhas).

Respostas

respondido por: carlamst
2
Olá

Esse tipo de resposta parece ser um tanto mais pessoal, visto que você pode "escolher" em qual teoria de aquisição de linguagem "acreditar".

É fato, realmente, que língua e cultura são termos, em seus abrangentes, que não são muito bem distintos, já que ambos abarcam ideais relativos a como se dá a relação do homem com o meio em que vive, e o entendimento desse homem do meio. 

Considerando, porém, a teoria da existência de uma Gramática Universal no estado mental inicial de todo indivíduo, a língua seria algo que pode ser diferenciado facilmente da cultura, em seus estágios iniciais. A língua seria inata, não precisaria de estímulos externos para surgir, apenas para se desenvolver, enquanto a cultura seria um conceito que apenas teria início a partir do contato externo com diferentes tipos de costumes.

Boa tarde! :)
Perguntas similares